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http://hdl.handle.net/20.500.12207/6296
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wcag
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dc.contributor.advisorCamacho, Inês-
dc.contributor.authorCarraça, Helena Isabel Rodrigues-
dc.date.accessioned2024-04-03T16:00:20Z-
dc.date.available2024-04-03T16:00:20Z-
dc.date.issued2023-07-20-
dc.identifier.citationCarraça, H. (2023). A importância da gestão emocional na educação em contextos da Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico. [Dissertação de mestrado, Instituto Politécnico de Beja]. Repositório Científico do Instituto Politécnico de Beja.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.12207/6296-
dc.description.abstractHoje em dia, nas escolas, observa-se, com maior frequência, cenários que mostram dificuldades de autorregulação das emoções por parte dos alunos. O presente relatório teve como objetivo estudar a gestão emocional na educação, promovendo práticas educativas, utilizando técnicas e ferramentas, como a meditação e o mindfulness, que permitissem o reconhecimento das emoções por parte dos alunos, que contribuísse assim para a sua regulação emocional, e, consequentemente, para a melhoria do seu comportamento na sala de aula. Em cooperação com as titulares da turma, procurou-se construir momentos e ambientes com vista às necessidades do grupo. O estudo foi desenvolvido em dois contextos educacionais diferentes, em Educação Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, tendo como propósito apresentar e refletir sobre a Prática Profissional II, realizada no Patronato de Santo António, com uma turma de 24 crianças e a Prática Profissional III, realizada na Escola Básica de Santiago Maior, com uma turma composta por 22 alunos, respetivamente inseridas no Curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico do Instituto Politécnico de Beja. Metodologicamente, este projeto é orientado por uma investigação qualitativa baseada na abordagem investigação-ação. Os instrumentos de recolha de dados foram a entrevista, a observação participante, as grelhas de observação, as reflexões e as notas de campo que permitiram selecionar e analisar os dados recolhidos. O desenvolvimento de práticas educativas que promovem a regulação emocional, permitiu observar uma evolução positiva em ambos os grupos, nos dois contextos distintos, demonstrando a importância e necessidade da promoção da educação emocional na sala de aula. Na turma de Pré-Escolar, observou-se uma melhoria no comportamento das crianças, na compreensão das emoções e na regulação das mesmas. Enquanto que na turma de 1º Ciclo, ajudou os alunos a expressar e partilhar mais as suas emoções com os colegas, e a gerir as suas emoções, de forma a acalmar em situações de stress e ansiedade.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/por
dc.subjectEmoçõespor
dc.subjectGestão emocionalpor
dc.subjectComportamentopor
dc.subjectInteligência emocionalpor
dc.subjectEducação emocionalpor
dc.subjectEducação Pré-Escolarpor
dc.subject1º Ciclo do Ensino Básicopor
dc.subjectMindfulnesspor
dc.subjectMeditaçãopor
dc.titleA importância da gestão emocional na educação em contextos da Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básicopor
dc.typemasterThesispor
dc.pagination127 f.por
thesis.degree.nameDissertação de mestrado em Ensino na especialidade de educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do Ensino Básico. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2023por
dc.identifier.tid203453565por
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

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