Please use this identifier to cite or link to this item:
acessibilidade
http://hdl.handle.net/20.500.12207/6296
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Camacho, Inês | - |
dc.contributor.author | Carraça, Helena Isabel Rodrigues | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-03T16:00:20Z | - |
dc.date.available | 2024-04-03T16:00:20Z | - |
dc.date.issued | 2023-07-20 | - |
dc.identifier.citation | Carraça, H. (2023). A importância da gestão emocional na educação em contextos da Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico. [Dissertação de mestrado, Instituto Politécnico de Beja]. Repositório Científico do Instituto Politécnico de Beja. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.12207/6296 | - |
dc.description.abstract | Hoje em dia, nas escolas, observa-se, com maior frequência, cenários que mostram dificuldades de autorregulação das emoções por parte dos alunos. O presente relatório teve como objetivo estudar a gestão emocional na educação, promovendo práticas educativas, utilizando técnicas e ferramentas, como a meditação e o mindfulness, que permitissem o reconhecimento das emoções por parte dos alunos, que contribuísse assim para a sua regulação emocional, e, consequentemente, para a melhoria do seu comportamento na sala de aula. Em cooperação com as titulares da turma, procurou-se construir momentos e ambientes com vista às necessidades do grupo. O estudo foi desenvolvido em dois contextos educacionais diferentes, em Educação Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, tendo como propósito apresentar e refletir sobre a Prática Profissional II, realizada no Patronato de Santo António, com uma turma de 24 crianças e a Prática Profissional III, realizada na Escola Básica de Santiago Maior, com uma turma composta por 22 alunos, respetivamente inseridas no Curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico do Instituto Politécnico de Beja. Metodologicamente, este projeto é orientado por uma investigação qualitativa baseada na abordagem investigação-ação. Os instrumentos de recolha de dados foram a entrevista, a observação participante, as grelhas de observação, as reflexões e as notas de campo que permitiram selecionar e analisar os dados recolhidos. O desenvolvimento de práticas educativas que promovem a regulação emocional, permitiu observar uma evolução positiva em ambos os grupos, nos dois contextos distintos, demonstrando a importância e necessidade da promoção da educação emocional na sala de aula. Na turma de Pré-Escolar, observou-se uma melhoria no comportamento das crianças, na compreensão das emoções e na regulação das mesmas. Enquanto que na turma de 1º Ciclo, ajudou os alunos a expressar e partilhar mais as suas emoções com os colegas, e a gerir as suas emoções, de forma a acalmar em situações de stress e ansiedade. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | por |
dc.subject | Emoções | por |
dc.subject | Gestão emocional | por |
dc.subject | Comportamento | por |
dc.subject | Inteligência emocional | por |
dc.subject | Educação emocional | por |
dc.subject | Educação Pré-Escolar | por |
dc.subject | 1º Ciclo do Ensino Básico | por |
dc.subject | Mindfulness | por |
dc.subject | Meditação | por |
dc.title | A importância da gestão emocional na educação em contextos da Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico | por |
dc.type | masterThesis | por |
dc.pagination | 127 f. | por |
thesis.degree.name | Dissertação de mestrado em Ensino na especialidade de educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do Ensino Básico. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2023 | por |
dc.identifier.tid | 203453565 | por |
Appears in Collections: | ESE - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Helena Carraça.pdf | 1.48 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License