Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/6243
Full metadata record
wcag
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSantos, Carla-
dc.contributor.authorDias, Cristina-
dc.date.accessioned2024-03-11T16:47:53Z-
dc.date.available2024-03-11T16:47:53Z-
dc.date.issued2021-05-26-
dc.identifier.citationSantos, C., & Dias, C. (2021). Desafios à intuição: Quatro problemas de probabilidades condicionadas. Ensino e Tecnologia em Revista, 5(1), 54-69. https://doi.org/10.3895/etr.v5n1.13116por
dc.identifier.issn2594-3901-
dc.identifier.otherP-00X-BFZ-
dc.identifier.othercv-prod-3075656-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.12207/6243-
dc.description.abstractNa sociedade moderna, recorremos frequentemente a conceitos da Teoria das Probabilidade para a interpretação de informação probabilística ou para a tomada de decisão em situações de incerteza, pelo que as competências probabilísticas se tornaram indispensáveis para uma cidadania plena. A estreita ligação entre muitos problemas de probabilidades com ocorrências familiares impele a soluções sustentadas apenas pelo senso comum e intuição, mas muitos destes problemas escondem raciocínios complexos que conduzem a soluções contraintuitivas. Como é amplamente descrito na literatura, os conceitos de probabilidades que mais equívocos provocam são os de probabilidade condicionada e probabilidade conjunta, verificando-se que estes equívocos são transversais aos diversos graus de ensino e que sem tratamento específico dificilmente serão ultrapassados. Tendo como ponto de partida as principais dificuldades apresentadas pelos alunos, aquando do estudo de probabilidades condicionadas, apresentamos um plano de aula com quatro problemas que usamos na nossa prática letiva e que consideramos indispensáveis para desafiar o raciocínio probabilístico dos alunos. Para cada problema, identificamos o equívoco mais comum e propomos uma abordagem explicativa desse equívoco e do raciocínio correto.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/por
dc.subjectFalácia da condicional transpostapor
dc.subjectFalácia do eixo temporalpor
dc.subjectFalácia da taxa basepor
dc.titleDesafios à intuição: Quatro problemas de probabilidades condicionadaspor
dc.typearticlepor
dc.date.updated2023-06-24T09:20:45Z-
dc.peerreviewednopor
dc.relation.publisherversionhttps://periodicos.utfpr.edu.br/etrpor
degois.publication.firstPage54por
degois.publication.lastPage69por
degois.publication.titleEnsino e Tecnologia em Revistapor
degois.publication.volume5(1)por
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.3895/etr.v5n1.13116por
Appears in Collections:D-MCF - Artigos em revistas não indexadas à WoS/Scopus

Files in This Item:
wcag
File Description SizeFormat 
Santos_Dias__2021__Desafios_A__intuiA_A_o__Quatro_problemas_de_probabilidades_condicionadas.pdf645.87 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons