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acessibilidade
http://hdl.handle.net/20.500.12207/6219
Title: | Ferramentas tecnológicas: Perceções de professores sobre a sua utilização com uma aluna com medidas adicionais de suporte à aprendizagem e à inclusão |
Authors: | Gonçalves, António Fernando Alface |
Orientador: | Almeida, Maria de Guadalupe Comparada |
Keywords: | Tecnologias Motivação Inclusão |
Issue Date: | 21-Nov-2023 |
Citation: | Gonçalves, A. (2023). Ferramentas tecnológicas: Perceções de professores sobre a sua utilização com uma aluna com medidas adicionais de suporte à aprendizagem e à inclusão. [Dissertação de mestrado, Instituto Politécnico de Beja]. Repositório Científico do Instituto Politécnico de Beja. https://hdl.handle.net/20.500.12207/6219 |
Abstract: | O objetivo do estudo é recolher dados relativamente à perceção de professoras de uma turma do 1º Ciclo do Ensino Básico (1º CEB) sobre a utilização de tecnologia no acesso ao currículo com uma aluna que beneficia de medidas adicionais de suporte à aprendizagem e à inclusão. Explora a integração de tecnologia na sala de aula e métodos pedagógicos mais estimulantes e alinhados com a sociedade contemporânea. Sendo a área da tecnologia uma das vertentes que tem vindo a ser desenvolvida no seio escolar quer a nível nacional quer a nível europeu e na qual ocorrem todos os dias novos avanços, a escola tem tentado acompanhar as novas vertentes pedagógicas de acessibilidade para todos. Foi evidente nos períodos de confinamento a falta de preparação material, pedagógica e organizacional para lecionar à distância e em dar resposta à situação pandémica que emergiu a nível mundial (Neri de Souza & Rodrigues, 2021). Destaca-se no estudo o plano de ação pedagógico com recurso à tecnologia para fortalecer a alfabetização e competências matemáticas da uma aluna do 2º ano do 1º CEB, a aluna evidenciou níveis altos de motivação no decurso das atividades propostas. A abordagem revela a importância de adaptar as atividades às necessidades individuais da aluna, incorporando tecnologia de forma significativa para promover uma aprendizagem contextualizada e inclusiva. A perceção das três professoras entrevistadas em relação à utilização de tecnologia em contexto pedagógico é positiva, consideram crucial a mediação pedagógica com tecnologia, tendo em conta as limitações de formação dos docentes e constrangimentos nas escolas no acesso a equipamentos e software. É importante notar algumas limitações do estudo, como a focalização em caso único, o que restringe a generalização dos resultados, a falta de acompanhamento a longo prazo o e limita a avaliação da durabilidade dos efeitos observados. A metodologia aplicada segue uma vertente de investigação-ação, com observação participante semiestruturada como técnica de recolha de dados. Os instrumentos de recolha de dados correspondem a grelhas de observação, notas de campo e inquérito por entrevista, seguindo-se a análise de dados através de um conjunto de técnicas e instrumentos próprios de técnicas qualitativas (Amado, 2018). |
URI: | https://hdl.handle.net/20.500.12207/6219 |
Designation: | Dissertação de mestrado em Educação Especial – Especialização no Domínio Cognitivo e Motor. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2023 |
Appears in Collections: | ESE - Dissertações de mestrado |
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