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http://hdl.handle.net/20.500.12207/6137
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dc.contributor.advisorBoné, Maria Aurora Barata-
dc.contributor.authorFlores, Dora Margarida Moita-
dc.date.accessioned2024-01-31T11:18:40Z-
dc.date.available2024-01-31T11:18:40Z-
dc.date.issued2023-05-09-
dc.identifier.citationFlores, D. (2023). Inclusão de alunos com medidas adicionais de suporte à aprendizagem e à inclusão em cursos profissionais no ensino secundário: Um estudo num agrupamento de escolas do Baixo Alentejo. [Dissertação de mestrado, Instituto Politécnico de Beja]. Repositório Científico do Instituto Politécnico de Beja. https://hdl.handle.net/20.500.12207/6137por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12207/6137-
dc.description.abstractA inclusão social de todos os cidadãos passa pelo acesso à educação e ao mercado de trabalho em equidade e constitui um direito que garante dignidade e qualidade de vida. O processo de transição para a vida ativa permite analisar as competências pessoais e perspetivar o futuro dos sujeitos. No caso dos jovens com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais este processo visa potencializar o seu desenvolvimento e a autodeterminação, de acordo com a sua funcionalidade. É importante que este processo de transição se inicie antes da implementação do Plano de Transição para a Vida Ativa, pois que uma intervenção antecipada permite a implementação atempada do referido plano. O presente trabalho tem enfoque na inclusão de alunos com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais, que beneficiam de adaptações curriculares significativas, enquanto medidas adicionais de suporte à aprendizagem e à inclusão, que desenvolvem Planos Individuais para a Transição e que frequentam o ensino profissional, no ensino secundário. Através das perceções de diferentes atores, e na senda do Regime Jurídico da Educação Inclusiva, este estudo tem como objetivo geral conhecer as perceções de coordenadores, professores, encarregados de educação e alunos sobre a inclusão de alunos com medidas adicionais de suporte à aprendizagem e à inclusão nos cursos profissionais. Trata-se de um estudo de caso exploratório, descritivo, que recorreu à análise documental de elementos do Processo Individual dos alunos e a entrevistas semiestruturadas a treze sujeitos: três coordenadoras (Departamento de Educação Especial e Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva), uma professora de Educação Especial, quatro professores que lecionam os módulos formativos, dois encarregados de educação e três alunos, num agrupamento de escolas do Baixo Alentejo. Os resultados apontam para a necessidade de uma reorganização escolar no que diz respeito a procedimentos e práticas educativas, aplicando medidas de apoio aos jovens na transição e inclusão na comunidade.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/por
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectDificuldades intelectuais e desenvolvimentaispor
dc.subjectTransição para a vida ativapor
dc.subjectEnsino profissionalpor
dc.titleInclusão de alunos com medidas adicionais de suporte à aprendizagem e à inclusão em cursos profissionais no ensino secundário: Um estudo num agrupamento de escolas do Baixo Alentejopor
dc.typemasterThesispor
dc.pagination140 f.por
thesis.degree.nameDissertação de mestrado em Educação Especial – Especialização no Domínio Cognitivo e Motor. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2023por
dc.identifier.tid203453409por
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

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