Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/6109
wcag
Title: Oportunidades de experimentação e ludicidade no espaço exterior em contexto de Educação Pré-Escolar e de 1ºCiclo do Ensino Básico
Authors: Silva, Daniela Sofia Nunes
Orientador: Guerreiro, Diogo João Veríssimo
Keywords: Brincar
Exploração
Natureza
Educação Pré-Escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
Issue Date: 28-Dec-2023
Citation: Silva, D. (2023). Oportunidades de experimentação e ludicidade no espaço exterior em contexto de Educação Pré-Escolar e de 1ºCiclo do Ensino Básico. [Dissertação de mestrado, Instituto Politécnico de Beja]. Repositório Científico do Instituto Politécnico de Beja. https://hdl.handle.net/20.500.12207/6109
Abstract: O presente relatório foi desenvolvido no âmbito das Unidades Curriculares da Prática Profissional II (Educação Pré-Escolar) e da Prática Profissional III (1º Ciclo do Ensino Básico) do Curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico do Instituto Politécnico de Beja. Esta investigação baseada na prática tem como objetivos: a) promover a exploração direta de elementos naturais, valorizando uma abordagem multissensorial para a aprendizagem das crianças; b) desenvolver a curiosidade, a criatividade e a necessidade de exploração de elementos naturais, proporcionando novas experiências; c) desenvolver competências pessoais e sociais através da brincadeira na natureza, e; d) sensibilizar famílias e profissionais de educação para a importância do contacto das crianças com a natureza. Numa dinâmica Investigação-Ação, foi feito o registo de cada saída ao exterior através do registo fotográfico e de anotações de observação, que suportaram uma análise de natureza qualitativa e descritiva. As crianças, ao se envolverem com a natureza e, neste ambiente, ao interagirem com pares, tiveram oportunidade de desenvolver aprendizagens sobre o mundo natural, e de desenvolver a sua criatividade e a sua linguagem. Aprenderam, manusearam elementos naturais e, acima de tudo, brincaram. O gosto e o entusiasmo que as crianças demonstraram em brincar na natureza parece consubstanciar a importância que esta vivência tem para seu desenvolvimento integral, demonstrando ser fundamental que profissionais de educação proporcionem às crianças oportunidades de contacto com a natureza.
URI: https://hdl.handle.net/20.500.12207/6109
Designation: Dissertação de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2023
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
wcag
File Description SizeFormat 
Daniela Nunes Silva.pdf3.27 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons