Please use this identifier to cite or link to this item:
acessibilidade
http://hdl.handle.net/20.500.12207/6109
Title: | Oportunidades de experimentação e ludicidade no espaço exterior em contexto de Educação Pré-Escolar e de 1ºCiclo do Ensino Básico |
Authors: | Silva, Daniela Sofia Nunes |
Orientador: | Guerreiro, Diogo João Veríssimo |
Keywords: | Brincar Exploração Natureza Educação Pré-Escolar 1º Ciclo do Ensino Básico |
Issue Date: | 28-Dec-2023 |
Citation: | Silva, D. (2023). Oportunidades de experimentação e ludicidade no espaço exterior em contexto de Educação Pré-Escolar e de 1ºCiclo do Ensino Básico. [Dissertação de mestrado, Instituto Politécnico de Beja]. Repositório Científico do Instituto Politécnico de Beja. https://hdl.handle.net/20.500.12207/6109 |
Abstract: | O presente relatório foi desenvolvido no âmbito das Unidades Curriculares da Prática Profissional II (Educação Pré-Escolar) e da Prática Profissional III (1º Ciclo do Ensino Básico) do Curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico do Instituto Politécnico de Beja. Esta investigação baseada na prática tem como objetivos: a) promover a exploração direta de elementos naturais, valorizando uma abordagem multissensorial para a aprendizagem das crianças; b) desenvolver a curiosidade, a criatividade e a necessidade de exploração de elementos naturais, proporcionando novas experiências; c) desenvolver competências pessoais e sociais através da brincadeira na natureza, e; d) sensibilizar famílias e profissionais de educação para a importância do contacto das crianças com a natureza. Numa dinâmica Investigação-Ação, foi feito o registo de cada saída ao exterior através do registo fotográfico e de anotações de observação, que suportaram uma análise de natureza qualitativa e descritiva. As crianças, ao se envolverem com a natureza e, neste ambiente, ao interagirem com pares, tiveram oportunidade de desenvolver aprendizagens sobre o mundo natural, e de desenvolver a sua criatividade e a sua linguagem. Aprenderam, manusearam elementos naturais e, acima de tudo, brincaram. O gosto e o entusiasmo que as crianças demonstraram em brincar na natureza parece consubstanciar a importância que esta vivência tem para seu desenvolvimento integral, demonstrando ser fundamental que profissionais de educação proporcionem às crianças oportunidades de contacto com a natureza. |
URI: | https://hdl.handle.net/20.500.12207/6109 |
Designation: | Dissertação de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2023 |
Appears in Collections: | ESE - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Daniela Nunes Silva.pdf | 3.27 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License