Please use this identifier to cite or link to this item:
acessibilidade
http://hdl.handle.net/20.500.12207/599
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Espírito Santo, José | - |
dc.contributor.advisor | Azevedo, Maria Manuela | - |
dc.contributor.author | Silva, Raquel | - |
dc.date.accessioned | 2013-11-22T13:34:07Z | - |
dc.date.available | 2013-11-22 | - |
dc.date.available | 2013-11-22T13:34:07Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.citation | Silva, R. (2013). A utilização dos materiais didácticos na área da matemática no 1º ciclo do ensino básico. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação. | pt |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.12207/599 | - |
dc.description | Dissertação de mestrado em Ciências de educação – especialização em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2013. | pt |
dc.description.abstract | A presente investigação tem como propósito principal analisar o impacto no processo de ensino/aprendizagem, na área da matemática, da introdução de materiais didáticos não habitualmente utilizados numa turma do 2º ano do ensino básico, turma essa que foi atribuída à investigadora para a realização da Prática de Ensino Supervisionada. Trata-se de um estudo de caso, com caraterísticas de investigação ação, na qual será utilizada uma metodologia fundamentalmente de caráter qualitativo. A análise e interpretação de dados foram feitas a partir de registos fotográficos, de reflexões diárias, de análise das fichas realizadas pelos alunos e pelos diálogos que foram surgindo durante a resolução dos exercícios. Todos os dados foram recolhidos no decorrer da Prática Profissional em 1º Ciclo do Ensino Básico. Portanto foram escolhidos alguns materiais didáticos de forma a visualizar como os alunos aderem a determinado material didático, se facilitou a aprendizagem das tarefas que foram propostas e se sentiram algum tipo de dificuldade ao manusearem o material didático. Os alunos aderiram bastante bem aos materiais didáticos propostos em sala de aula, tendo-se verificado que os alunos compreendiam melhor os conceitos matemáticos, com a ajuda dos referidos materiais didáticos. | pt |
dc.language.iso | por | pt |
dc.publisher | Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação | pt |
dc.rights | openAccess | pt |
dc.subject | Matemática no 1ºciclo | pt |
dc.subject | Materiais didáticos | pt |
dc.subject | Ensino-aprendizagem da matemática | pt |
dc.title | A utilização dos materiais didácticos na área da matemática no 1º ciclo do ensino básico | pt |
dc.type | masterThesis | pt |
dc.pagination | 84f. | pt |
Appears in Collections: | ESE - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Raquel Liliana Diniz da Silva - A utilização dos materiais didáticos na área da Matemática no 1ºCiclo do Ensino Básico - 2013.pdf | 2.24 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.