Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/599
Full metadata record
wcag
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorEspírito Santo, José-
dc.contributor.advisorAzevedo, Maria Manuela-
dc.contributor.authorSilva, Raquel-
dc.date.accessioned2013-11-22T13:34:07Z-
dc.date.available2013-11-22-
dc.date.available2013-11-22T13:34:07Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationSilva, R. (2013). A utilização dos materiais didácticos na área da matemática no 1º ciclo do ensino básico. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação.pt
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.12207/599-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Ciências de educação – especialização em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2013.pt
dc.description.abstractA presente investigação tem como propósito principal analisar o impacto no processo de ensino/aprendizagem, na área da matemática, da introdução de materiais didáticos não habitualmente utilizados numa turma do 2º ano do ensino básico, turma essa que foi atribuída à investigadora para a realização da Prática de Ensino Supervisionada. Trata-se de um estudo de caso, com caraterísticas de investigação ação, na qual será utilizada uma metodologia fundamentalmente de caráter qualitativo. A análise e interpretação de dados foram feitas a partir de registos fotográficos, de reflexões diárias, de análise das fichas realizadas pelos alunos e pelos diálogos que foram surgindo durante a resolução dos exercícios. Todos os dados foram recolhidos no decorrer da Prática Profissional em 1º Ciclo do Ensino Básico. Portanto foram escolhidos alguns materiais didáticos de forma a visualizar como os alunos aderem a determinado material didático, se facilitou a aprendizagem das tarefas que foram propostas e se sentiram algum tipo de dificuldade ao manusearem o material didático. Os alunos aderiram bastante bem aos materiais didáticos propostos em sala de aula, tendo-se verificado que os alunos compreendiam melhor os conceitos matemáticos, com a ajuda dos referidos materiais didáticos.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherInstituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educaçãopt
dc.rightsopenAccesspt
dc.subjectMatemática no 1ºciclopt
dc.subjectMateriais didáticospt
dc.subjectEnsino-aprendizagem da matemáticapt
dc.titleA utilização dos materiais didácticos na área da matemática no 1º ciclo do ensino básicopt
dc.typemasterThesispt
dc.pagination84f.pt
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado



FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.