Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/595
Full metadata record
wcag
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFaria, Maria Cristina-
dc.contributor.authorLuís, Joana-
dc.date.accessioned2013-11-22T13:16:58Z-
dc.date.available2013-11-22-
dc.date.available2013-11-22T13:16:58Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationLuís, J. (2013). Hábitos e preferências alimentares de crianças do 3º ano do 1º ciclo do ensino básico. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação.pt
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.12207/595-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Ciências de educação – especialização em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2013.pt
dc.description.abstractNas últimas décadas os comportamentos alimentares das gerações mais jovens têm-se vindo a modificar. Nem sempre os alimentos que são apresentados às crianças e as suas preferências alimentares estão em sintonia com a saúde. Por conseguinte, verifica-se uma prevalência de excesso de peso e da obesidade infantil, que poderá provocar efeitos devastadores a curto, médio e longo prazo. Assim é necessário intervir o mais precocemente possível. Dado que a infância é o momento crucial para criar hábitos de vida saudáveis, devem ser criadas condições para que haja uma intervenção planificada de promoção de alimentação saudável e que contemple a prevenção dos comportamentos de risco na relação com o alimento. Este estudo visa identificar os hábitos e as preferências alimentares das crianças do 3ºano do Ensino Básico das escolas da cidade de Beja. Após compreender o conhecimento destas crianças sobre o que consiste uma alimentação saudável e as suas preferências delineou-se um projeto de intervenção. Para tal, foram aplicados questionários a 79 alunos das várias escolas da cidade de Beja de forma a obter-se consciência do conhecimento destes alunos. A análise dos dados evidenciou que a maioria dos alunos necessita de informação sobre os parâmetros de uma alimentação correta e saudável, posto isto foi construído um plano de intervenção com o objetivo de consciencializar as crianças dos hábitos alimentares corretos que se designou de “Os desafios alimentares do Tobias”.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherInstituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educaçãopt
dc.rightsopenAccesspt
dc.subjectCriançaspt
dc.subjectAlimentação saudávelpt
dc.subjectHábitos alimentarespt
dc.subjectPreferências alimentarespt
dc.subjectEducação alimentarpt
dc.titleHábitos e preferências alimentares de crianças do 3º ano do 1º ciclo do ensino básicopt
dc.typemasterThesispt
dc.pagination85f.pt
degois.identifier.tid201093766-
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado



FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.