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http://hdl.handle.net/20.500.12207/5943
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wcag
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dc.contributor.authorSantos, Isabel-
dc.contributor.authorRaposo, Albertina-
dc.contributor.authorDurão, Anabela-
dc.contributor.authorVasconcelos, Lia-
dc.date.accessioned2023-10-24T15:16:06Z-
dc.date.available2023-10-24T15:16:06Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationSantos, I., Raposo, A., Durão, A. & Vasconcelos, L. (2022). Construções colaborativas para a sustentabilidade: Uma reflexão critica. In J. Serrão, M. Neves, H. Bracons, J. Brás & A. Cabral (Eds.), Humanismo, Direitos Humanos e Cidadania Global: II Congresso Internacional 2021 (pp. 93-106). Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. https://www.ceied.ulusofona.pt/pt/ii-congresso-hdhc-2021/por
dc.identifier.isbn978-989-757-204-3-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12207/5943-
dc.description.abstractOs problemas ambientais estão intimamente ligados ao futuro. A narrativa da sustentabilidade que integra a componente do futuro no seu conceito, relaciona-se com as gerações vindouras e um horizonte de tempo onde impactes ambientais devido às ações humanas podem (ou irão) acontecer. Com base na perceção negativa da realidade explorada por Steven Pinker e na visão positiva de Rutger Bregman as autoras questionam-se quanto aos trajetos e tendências da colaboração de cidadãos para a sustentabilidade. Apresenta-se uma reflexão crítica, apoiada num trabalho de investigação, em que se inquiriu 45 jovens, entre os 17 e os 40 anos de idade, sobre as suas visões quanto a um futuro sustentável. Muito se tem trabalhado sobre os conceitos de cidadania para a sustentabilidade. Apesar disso, a maioria dos jovens questionados desconhecem a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Mesmo assim, os seus depoimentos vão de encontro ao que está definido na Agenda. Embora alguns respondentes, principalmente os mais velhos, tenham referido uma perceção negativa do futuro, mencionando, a falta de disponibilidade de empregos, a luta pelo território e bens essenciais, o egoísmo, o aumento da desigualdade, a poluição, as alterações climáticas, as doenças, a escassez de água, a instabilidade política e social e uma democracia mais frágil – a grande maioria acredita que nos próximos 30 anos o mundo pode ser melhor. Como aspetos positivos salientam-se a regeneração ecológica, a regeneração social e a consciência cooperativa, a facilidade de comunicação que a tecnologia nos permite rumo à evolução para um cenário de não extremismos e a importância do conhecimento. Os depoimentos recolhidos levam-nos a acreditar no potencial da colaboração, como construção social da realidade, a longo prazo, que permite criar capital social, político e intelectual, gerador de uma comunidade humana inserida no ambiente natural do qual é parte integrante, interconectada com o todo. Em suma, um exemplo de uma comunidade sustentável conciliável com a agenda 2030 e respetivos ODS.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherCentro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologiaspor
dc.relationFCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia através do projeto estratégico UIDB/04292/2020 financiado ao MARE.por
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/por
dc.subjectConstruções colaborativaspor
dc.subjectSustentabilidadepor
dc.subjectObjetivos de desenvolvimento sustentávelpor
dc.subjectAgenda 2030por
dc.subjectConstrução social da realidadepor
dc.titleConstruções colaborativas para a sustentabilidade: Uma reflexão criticapor
dc.typebookPartpor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttps://www.ceied.ulusofona.pt/pt/ii-congresso-hdhc-2021/por
degois.publication.firstPage93por
degois.publication.lastPage106por
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