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http://hdl.handle.net/20.500.12207/5821
Title: | Educação para o empreendedorismo: Como um fator para o desenvolvimento comunitário em Malanje-Angola |
Authors: | Camato, Daniel Dala |
Orientador: | Faria, Maria Inês de Campos de Sousa |
Keywords: | Educação empreendedora Desenvolvimento comunitário |
Issue Date: | 17-May-2022 |
Citation: | Camato, D. (2022). Educação para o empreendedorismo: Como um fator para o desenvolvimento comunitário em Malanje-Angola. [Dissertação de mestrado, Instituto Politécnico de Beja]. Repositório Científico do Instituto Politécnico de Beja. https://hdl.handle.net/20.500.12207/5821 |
Abstract: | A temática do empreendedorismo está na ordem do dia e o fenómeno é tido como um motor de desenvolvimento económico em Angola. Contudo, ainda são escassas as pesquisas no país que analisam o tema e praticamente inexistem estudos que se voltem para o ensino do empreendedorismo. O empreendedorismo educacional, utilizado por instituições públicas de ensino privadas e particulares de solidariedade social sem fins lucrativos, surge para dar suporte aos problemas sociais de forma inovadora e sustentável, com a finalidade de dar respostas aos grandes desafios sociais da atualidade, através da educação e formação promovendo a inclusão, a integração social e o desenvolvimento social. O presente trabalho, tem como objetivo principal compreender o impacto da oferta formativa de educação para o empreendedorismo no Instituto Médio Agrário de Malanje-IMAM. O mesmo, enveredou-se pela metodologia quali-quantitativa, utilizando o método de estudo de caso, recorrendo ao questionário como instrumento de recolha de dados, participaram dele 102 pessoas dos quais, 88 alunos, 6 professores, 5 pessoas do domínio publico e 3 Ex. alunos da referida instituição. Porém os resultados obtidos mostram que a educação para o empreendedorismo tem um impacto positivo, pois, permitiu introduzir uma cultura empreendedora nos jovens estudantes da referida instituição promovendo uma atitude positiva relativamente à criação de negócios e autoemprego, reforçou nos mesmos o interesse de se tornar empreendedor e reforçou o conhecimento dos professores levando-os a fazer mudanças nas suas práticas pedagógicas. |
URI: | https://hdl.handle.net/20.500.12207/5821 |
Designation: | Dissertação de mestrado em Desenvolvimento Comunitário e Empreendedorismo. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2022 |
Appears in Collections: | D-ECSC - Dissertações de Mestrado |
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