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http://hdl.handle.net/20.500.12207/5734
wcag
Title: Capacitar para melhor cuidar: O contributo da literacia em saúde na transição para a parentalidade
Authors: Santos, Helena Isabel Beirão Isidoro
Orientador: Calado, Maria Gabriela
Keywords: Capacitação parental
Enfermeiro especialista em enfermagem de saúde infantil e pediátrica
Literacia em saúde
Transição para a parentalidade
Prematuridade
Issue Date: 13-Jun-2022
Citation: Santos, H. (2022). Capacitar para melhor cuidar: O contributo da literacia em saúde na transição para a parentalidade. [Dissertação de mestrado, Instituto Politécnico de Beja, Universidade de Évora, Instituto Politécnico de Portalegre, Instituto Politécnico de Setúbal, Instituto Politécnico de Castelo Branco]. Repositório Científico do Instituto Politécnico de Beja. https://hdl.handle.net/20.500.12207/5734
Abstract: O presente relatório de estágio, tem como finalidade descrever, de forma analítica e reflexiva o percurso formativo e profissional desenvolvido ao longo dos diferentes campos de estágio, expondo de forma pormenorizada a aquisição de competências de Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica [EEESIP] e as competências de mestre. O EEESIP tem uma responsabilidade na equipa de saúde, no que concerne ao desenvolvimento da promoção de uma parentalidade segura, à qual reforça os processos vinculativos entre as crianças, jovens e as suas famílias. A parentalidade é visionada como uma questão de saúde pública de elevada importância, pois as famílias contribuem construtivamente para o desenvolvimento infanto-juvenil saudável. A adaptação à parentalidade é um processo de transição, que afeta a estrutura familiar com impacto no estabelecimento de relacionamentos vinculativos precoces, entre pais e filhos, e na forma como os pais vivenciam o processo. Este período, carece de estratégias promotoras de educação parental com vista à promoção de uma interação vinculativa e ao estímulo do desenvolvimento de um apego seguro. A Literacia em Saúde assume-se como uma estratégia fulcral para promover a capacitação parental nos processos de transição para a parentalidade, onde o EEESIP estabelece com a família uma parceria de cuidados, e têm a sua ação interventiva no desenvolvimento do cuidar centrado na família. O projeto de intervenção [PI] foi inserido na linha de investigação Segurança e Qualidade de Vida, que integra a problemática relativa à importância da Literacia em Saúde na Transição para a Parentalidade de pais de Recém-Nascidos [RN´s] Prematuros promovida pelos enfermeiros do Serviço de Medicina Intensiva Pediátrica e Neonatal [SMIPN] com ganhos em saúde, na relação parental.
URI: https://hdl.handle.net/20.500.12207/5734
Designation: Dissertação de mestrado em Enfermagem – Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica em conjunto com: Universidade de Évora, Escola Superior de Enfermagem São João de Deus. Instituto Politécnico de Portalegre, Escola Superior de Saúde. Instituto Politécnico de Setúbal, Escola Superior de Saúde. Instituto Politécnico de Castelo Branco, Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias, 2022
Appears in Collections:ESS - Dissertações de mestrado

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