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http://hdl.handle.net/20.500.12207/5703
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dc.contributor.authorSantos, Isabel Abreu dos-
dc.contributor.authorRaposo, Albertina-
dc.contributor.authorDurão, Anabela-
dc.contributor.authorVasconcelos, Lia-
dc.date.accessioned2023-01-06T14:46:48Z-
dc.date.available2023-01-06T14:46:48Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationSantos, I., Raposo, A., Durão, A., Vasconcelos, L. (2022). Construções colaborativas para a sustentabilidade: Uma reflexão crítica. In J. Serrão, M. Neves, H. Bracons, J. Brás, A. Cabral, (Eds.), Humanismo, Direitos Humanos e Cidadania Global. II Congresso Internacional (pp. 93-106). Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.por
dc.identifier.isbn978-989-757-204-3-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12207/5703-
dc.description.abstractOs problemas ambientais estão intimamente ligados ao futuro. A narrativa da sustenta­bilidade que integra a componente do futuro no seu conceito, relaciona-se com as gera­ções vindouras e um horizonte de tempo onde impactes ambientais devido às ações humanas podem (ou irão) acontecer. Com base na perceção negativa da realidade explo­rada por Steven Pinker e na visão positiva de Rutger Bregman as autoras questionam-se quanto aos trajetos e tendências da colaboração de cidadãos para a sustentabilidade. Afinal onde se situa a visão da próxima geração? Muito se tem trabalhado sobre os con­ceitos de cidadania para a sustentabilidade. Este trabalho de investigação, apoiou-se em entrevistas semiestruturadas a jovens, maiores de 18 anos Ganeiro - fevereiro de 2021) sobre as visões de sustentabilidade a longo prazo. A maioria dos jovens questionados desconhecem a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Mesmo assim, os seus depoimentos vão de encontro ao que está definido na Agenda. Embora alguns respondentes, principalmente os mais velhos, tenham referido uma per­ceção negativa do futuro, mencionando, a falta de disponibilidade de empregos, a luta pelo território e bens essenciais, o egoísmo, o aumento da desigualdade, a poluição, as alterações climáticas, as doenças, a escassez de água, a instabilidade política e social e uma democracia mais frágil - a grande maioria acredita que nos próximos 30 anos o mundo pode ser melhor. Como aspetos positivos salientam-se a regeneração ecológica, a regeneração social e a consciência cooperativa, a facilidade de comunicação que a tecno­logia nos permite rumo à evolução para um cenário de não extremismos e a importância do conhecimento. Os depoimentos recolhidos levam-nos a acreditar no potencial da cola­boração, como construção social da realidade, a longo prazo, que permite criar capital social, político e intelectual, gerador de uma comunidade humana inserida no ambiente natural do qual é parte integrante, interconectada com o todo. Em suma, um exemplo de uma comunidade sustentável conciliável com a agenda 2030 e respetivos ODS.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherCentro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.por
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/por
dc.subjectConstruções colaborativaspor
dc.subjectSustentabilidadepor
dc.subjectObjetivos de desenvolvimento sustentávelpor
dc.subjectAgenda 2030por
dc.subjectConstrução social da realidadepor
dc.titleConstruções colaborativas para a sustentabilidade: Uma reflexão críticapor
dc.typebookPartpor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttps://www.ceied.ulusofona.pt/pt/ii-congresso-hdhc-2021/por
degois.publication.firstPage93por
degois.publication.lastPage106por
degois.publication.titleHumanismo, Direitos Humanos e Cidadania Global. II Congresso Internacionalpor
Appears in Collections:D-BIO - Livros e Capítulos de Livro

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