Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/5535
wcag
Title: Promoção de aprendizagens no domínio da expressão dramática/teatro num grupo de Educação Pré-Escolar e num grupo de 1º Ciclo do Ensino Básico
Authors: Figueiredo, Maria José Magalhães da Silva
Orientador: André, Maria do Céu Lopes da Silva
Silva, David Rodrigues
Keywords: Expressão Dramática
Jogo dramático
Expressividade
Aprendizagens.
Issue Date: 20-Apr-2021
Citation: Figueiredo, M. (2021). Promoção de aprendizagens no domínio da expressão dramática/teatro num grupo de Educação Pré-Escolar e num grupo de 1º Ciclo do Ensino Básico. [Dissertação de mestrado, Instituto Politécnico de Beja]. Repositório Científico do Instituto Politécnico de Beja. https://hdl.handle.net/20.500.12207/5535
Abstract: A Expressão Dramática é uma área que deve integrar as aprendizagens a realizar na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Na atuação educativa do educador/professor, deverão ser contempladas experiências de aprendizagem inseridas neste domínio uma vez que, tal como Sousa (2003) refere a Expressão Dramática, “ajuda no desenvolvimento bio-psico-sócio-motor, pondo em jogo a expressividade, a criatividade e a consciência de valores ético-morais e estéticos, ao mesmo tempo que ajuda a criança na sua relacionação social (…)” (p. 33) A fundamentação teórica deste estudo e a análise reflexiva sobre a atuação do professor/educador abordam as aprendizagens no domínio da Expressão Dramática / Teatro num Grupo de Educação Pré-Escolar e num Grupo de 1º Ciclo do Ensino Básico. A partir da observação realizada nestes contextos, foi analisado o papel do educador/professor como promotor de estímulos para o desenvolvimento da criança, através da realização de atividades e jogos práticos de Expressão Dramática. Estes dados conduziram à realização de um conjunto de atividades que pretendiam facultar diferentes possibilidades e opções no âmbito da Expressão Dramática/Teatro e enriquecer as experiências dramáticas das crianças/alunos através de sessões de Expressão Dramática/Teatro intencionalmente organizadas. A opção metodológica centrou-se na investigação sobre a ação e para a ação, que na perspetiva de Halsey (1972), citado por Máximo-Esteves (2008), “é um processo de articulação simultânea da prática e da teoria (…) tem a necessidade de avaliar não só o processo como também as próprias mudanças geradas pela referida intervenção” (p. 19). Assim, recorreu-se à utilização de algumas técnicas de recolha e registo de dados, tais como a observação participante, a análise documental, o diário de formação, as grelhas de registo e as entrevistas aplicadas à educadora titular de turma e à professora titular de turma. Através deste estudo, pretende-se dar a conhecer o processo de elaboração e implementação do plano de ação e as atividades que o integram, assim como a sua planificação e avaliação. A atuação educativa na área da Expressão Dramática/Teatro, realizada durante o estágio, foi sustentada neste plano e pretendeu proporcionar às crianças/alunos atividades que promovessem aprendizagens no domínio da Expressão Dramática / Teatro.
URI: https://hdl.handle.net/20.500.12207/5535
Designation: Dissertação de mestrado em Ensino na especialidade de educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do Ensino Básico. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2021
Appears in Collections:D-ECSC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
wcag
File Description SizeFormat 
PDFA_Maria_José_Figueiredo.pdf864.57 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons