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http://hdl.handle.net/20.500.12207/5482
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wcag
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dc.contributor.advisorAlmeida, Cesário Paulo Lameiras de-
dc.contributor.advisorAzevedo, Maria Manuela Duarte de Oliveira-
dc.contributor.authorPereira, Catarina Dias-
dc.date.accessioned2022-05-18T17:20:42Z-
dc.date.available2022-05-18T17:20:42Z-
dc.date.issued2021-04-22-
dc.identifier.citationPereira, C. (2021). Padrões e Regularidades no Ensino da Matemática no Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico: Uma abordagem considerando diferentes contextos e recursos do quotidiano. [Dissertação de mestrado, Instituto Politécnico de Beja]. Repositório Científico do Instituto Politécnico de Beja. http://hdl.handle.net/20.500.12207/5482por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.12207/5482-
dc.description.abstractO presente estudo enquadra-se nas Unidades Curriculares de Prática Profissional II e III em contexto de Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico, onde se apresenta uma investigação sobre padrões/sequências no ensino da Matemática. O interesse pela temática surgiu no decorrer da realização de uma atividade dinamizada durante a Unidade Curricular (UC) Prática Profissional II – Educação Pré-Escolar e fruto da necessidade de querer saber mais sobre padrões/sequências. Para o seu desenvolvimento, foram formuladas as seguintes questões de partida: • A seleção adequada dos materiais/objetos contribui para o sucesso da aprendizagem na matemática, nomeadamente no que respeita o estudo de diferentes padrões? • Como é que a exploração de diferentes contextos do dia a dia pode estimular, ou gerar oportunidades, para descobrir, analisar e criar padrões? • Qual o impacto da observação e exploração de diferentes padrões e regularidades do quotidiano na motivação dos alunos e na construção do conhecimento e de outras capacidades subjacentes ao processo de aprendizagem, nestes níveis de ensino nesta temática? A metodologia de investigação adotada no presente estudo, incidiu numa metodologia qualitativa, mais concretamente, a metodologia de investigação ação, nas duas modalidades sobre a ação e para a ação. Esta permitiu contactar com um leque variado de informações/conhecimentos, estruturar um plano de intervenção, avaliar o processo e por fim, retirar conclusões, que assentam na importância da seleção dos materiais, bem como na valorização/adaptação dos mesmos, recorrendo a materiais do uso do quotidiano. Este estudo foi colocado em prática somente no contexto de Educação Pré-Escolar, devido ao aparecimento da situação pandémica Covid-19. No contexto do 1º Ciclo do Ensino Básico, apenas foi elaborada uma proposta didática destinada aos alunos do 2º ano de escolaridade.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/por
dc.subjectPadrões/Sequênciaspor
dc.subjectMateriais/Recursos do quotidianopor
dc.subjectRaciocínio lógicopor
dc.subjectPensamento algébricopor
dc.subjectResolução de problemaspor
dc.subjectPré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básicopor
dc.titlePadrões e regularidades no ensino da matemática no Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico: Uma abordagem considerando diferentes contextos e recursos do quotidianopor
dc.typemasterThesispor
dc.pagination142 f.por
degois.identifier.tid202918637por
thesis.degree.nameDissertação de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2021por
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

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