Please use this identifier to cite or link to this item:
acessibilidade
http://hdl.handle.net/20.500.12207/5482
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Almeida, Cesário Paulo Lameiras de | - |
dc.contributor.advisor | Azevedo, Maria Manuela Duarte de Oliveira | - |
dc.contributor.author | Pereira, Catarina Dias | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-18T17:20:42Z | - |
dc.date.available | 2022-05-18T17:20:42Z | - |
dc.date.issued | 2021-04-22 | - |
dc.identifier.citation | Pereira, C. (2021). Padrões e Regularidades no Ensino da Matemática no Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico: Uma abordagem considerando diferentes contextos e recursos do quotidiano. [Dissertação de mestrado, Instituto Politécnico de Beja]. Repositório Científico do Instituto Politécnico de Beja. http://hdl.handle.net/20.500.12207/5482 | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.12207/5482 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo enquadra-se nas Unidades Curriculares de Prática Profissional II e III em contexto de Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico, onde se apresenta uma investigação sobre padrões/sequências no ensino da Matemática. O interesse pela temática surgiu no decorrer da realização de uma atividade dinamizada durante a Unidade Curricular (UC) Prática Profissional II – Educação Pré-Escolar e fruto da necessidade de querer saber mais sobre padrões/sequências. Para o seu desenvolvimento, foram formuladas as seguintes questões de partida: • A seleção adequada dos materiais/objetos contribui para o sucesso da aprendizagem na matemática, nomeadamente no que respeita o estudo de diferentes padrões? • Como é que a exploração de diferentes contextos do dia a dia pode estimular, ou gerar oportunidades, para descobrir, analisar e criar padrões? • Qual o impacto da observação e exploração de diferentes padrões e regularidades do quotidiano na motivação dos alunos e na construção do conhecimento e de outras capacidades subjacentes ao processo de aprendizagem, nestes níveis de ensino nesta temática? A metodologia de investigação adotada no presente estudo, incidiu numa metodologia qualitativa, mais concretamente, a metodologia de investigação ação, nas duas modalidades sobre a ação e para a ação. Esta permitiu contactar com um leque variado de informações/conhecimentos, estruturar um plano de intervenção, avaliar o processo e por fim, retirar conclusões, que assentam na importância da seleção dos materiais, bem como na valorização/adaptação dos mesmos, recorrendo a materiais do uso do quotidiano. Este estudo foi colocado em prática somente no contexto de Educação Pré-Escolar, devido ao aparecimento da situação pandémica Covid-19. No contexto do 1º Ciclo do Ensino Básico, apenas foi elaborada uma proposta didática destinada aos alunos do 2º ano de escolaridade. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | por |
dc.subject | Padrões/Sequências | por |
dc.subject | Materiais/Recursos do quotidiano | por |
dc.subject | Raciocínio lógico | por |
dc.subject | Pensamento algébrico | por |
dc.subject | Resolução de problemas | por |
dc.subject | Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico | por |
dc.title | Padrões e regularidades no ensino da matemática no Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico: Uma abordagem considerando diferentes contextos e recursos do quotidiano | por |
dc.type | masterThesis | por |
dc.pagination | 142 f. | por |
degois.identifier.tid | 202918637 | por |
thesis.degree.name | Dissertação de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2021 | por |
Appears in Collections: | ESE - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PDFA_Catarina_Pereira.pdf | 3.92 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License