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http://hdl.handle.net/20.500.12207/5473
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Portugal, João | - |
dc.contributor.author | Ramalho, Gertrudes | - |
dc.contributor.author | Amaral, Marta | - |
dc.contributor.author | Domingos, Luís | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-17T14:09:11Z | - |
dc.date.available | 2022-05-17T14:09:11Z | - |
dc.date.issued | 2008 | - |
dc.identifier.citation | Portugal, J., Ramalho, G. Amaral. M. & Domingos, L. (2008). Levantamento do potencial tecnológico e de conhecimento do Instituto Politécnico de Beja | por |
dc.identifier.isbn | 978-989-8008-07-7 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.12207/5473 | - |
dc.description.abstract | «Nas últimas duas décadas do século passado foi dada prioridade à sociedade do conhecimento e do saber. Encontrando-se o conhecimento e o saber confinados, na maioria dos casos, à Universidade, não admira que tenha sido confiada a esta instituição a sua avaliação, a sua acreditação, a sua guarda, bem como a sua difusão. Competia à Universidade, também, avaliar e acreditar os agentes ou os operadores, internos ou externos, capacitados para a manipulação do conhecimento e do saber, tendo sido por ela adoptados vários graus académicos, hierarquizados, que garantiam essa capacitação, a vários níveis do conhecimento. As novas tecnologias da informação vieram democratizar o acesso ao conhecimento e ao saber, retirando à Universidade o monopólio da sua guarda e da sua difusão, dispersando e volatizando a responsabilidade da sua avaliação e acreditação. A mobilidade vertical (progressão entre graus de conhecimento) e horizontal (progressão entre funções) eram quase inexistentes, fruto da institucionalização da formação (académica ou profissional), e a autoformação ou a formação contínua eram depreciadas ou não reconhecidas quando obtidas fora da instituição acreditada como avaliadora do grau de conhecimento em causa. No início do presente século, tornou-se extremamente premente a reforma de todo este pragmatismo, impondo-se uma maior celeridade na difusão do conhecimento e do saber, sendo estes postos à disposição de uma comunidade aberta, sem os restringir exclusivamente a elites privilegiadas. O conhecimento científico cada vez mais tem vindo a aproximar-se do conhecimento tecnológico, sucedendo algo semelhante entre a investigação e o desenvolvimento experimental, ambos potenciais geradores do conhecimento científico e bases fundamentais do conhecimento tecnológico. A multifuncionalidade dos usos e funções dos domínios, das actividades e da maior especialização na capacitação dos agentes e operadores, fez com que fosse dada prioridade ao desenvolvimento integrado, procurando-se assegurar a satisfação das necessidades das gerações presentes e futuras». | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Instituto Politécnico de Beja | por |
dc.relation.ispartof | Levantamento do potencial tecnológico e de conhecimento do Instituto Politécnico de Beja | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | por |
dc.subject | Formação | por |
dc.subject | Investigação | por |
dc.subject | Consultoria | por |
dc.subject | Prestação de serviços | por |
dc.title | Levantamento do potencial tecnológico e de conhecimento do Instituto Politécnico de Beja | por |
dc.type | book | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.pagination | 71 | por |
degois.publication.title | Levantamento do potencial tecnológico e de conhecimento do Instituto Politécnico de Beja | por |
Appears in Collections: | D-BIO - Livros e Capítulos de Livro |
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