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http://hdl.handle.net/20.500.12207/5473
Full metadata record
wcag
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorPortugal, João-
dc.contributor.authorRamalho, Gertrudes-
dc.contributor.authorAmaral, Marta-
dc.contributor.authorDomingos, Luís-
dc.date.accessioned2022-05-17T14:09:11Z-
dc.date.available2022-05-17T14:09:11Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.citationPortugal, J., Ramalho, G. Amaral. M. & Domingos, L. (2008). Levantamento do potencial tecnológico e de conhecimento do Instituto Politécnico de Bejapor
dc.identifier.isbn978-989-8008-07-7-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.12207/5473-
dc.description.abstract«Nas últimas duas décadas do século passado foi dada prioridade à sociedade do conhecimento e do saber. Encontrando-se o conhecimento e o saber confinados, na maioria dos casos, à Universidade, não admira que tenha sido confiada a esta instituição a sua avaliação, a sua acreditação, a sua guarda, bem como a sua difusão. Competia à Universidade, também, avaliar e acreditar os agentes ou os operadores, internos ou externos, capacitados para a manipulação do conhecimento e do saber, tendo sido por ela adoptados vários graus académicos, hierarquizados, que garantiam essa capacitação, a vários níveis do conhecimento. As novas tecnologias da informação vieram democratizar o acesso ao conhecimento e ao saber, retirando à Universidade o monopólio da sua guarda e da sua difusão, dispersando e volatizando a responsabilidade da sua avaliação e acreditação. A mobilidade vertical (progressão entre graus de conhecimento) e horizontal (progressão entre funções) eram quase inexistentes, fruto da institucionalização da formação (académica ou profissional), e a autoformação ou a formação contínua eram depreciadas ou não reconhecidas quando obtidas fora da instituição acreditada como avaliadora do grau de conhecimento em causa. No início do presente século, tornou-se extremamente premente a reforma de todo este pragmatismo, impondo-se uma maior celeridade na difusão do conhecimento e do saber, sendo estes postos à disposição de uma comunidade aberta, sem os restringir exclusivamente a elites privilegiadas. O conhecimento científico cada vez mais tem vindo a aproximar-se do conhecimento tecnológico, sucedendo algo semelhante entre a investigação e o desenvolvimento experimental, ambos potenciais geradores do conhecimento científico e bases fundamentais do conhecimento tecnológico. A multifuncionalidade dos usos e funções dos domínios, das actividades e da maior especialização na capacitação dos agentes e operadores, fez com que fosse dada prioridade ao desenvolvimento integrado, procurando-se assegurar a satisfação das necessidades das gerações presentes e futuras».por
dc.language.isoporpor
dc.publisherInstituto Politécnico de Bejapor
dc.relation.ispartofLevantamento do potencial tecnológico e de conhecimento do Instituto Politécnico de Bejapor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/por
dc.subjectFormaçãopor
dc.subjectInvestigaçãopor
dc.subjectConsultoriapor
dc.subjectPrestação de serviçospor
dc.titleLevantamento do potencial tecnológico e de conhecimento do Instituto Politécnico de Bejapor
dc.typebookpor
dc.peerreviewedyespor
dc.pagination71por
degois.publication.titleLevantamento do potencial tecnológico e de conhecimento do Instituto Politécnico de Bejapor
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