Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/5348
wcag
Title: Inclusão dos alunos com NEE: O caso da Escola Agrupamento Polo Nº I de Assomada
Authors: Semedo, Maria de Fátima Rebelo
Orientador: Espírito Santo, Adelaide
Keywords: Diferenciação pedagógica
Necessidade educativa especial
Escola inclusiva
Inclusão
Formação de professores
Issue Date: 18-Feb-2021
Citation: Semedo, M. (2020). Inclusão dos alunos com NEE: O caso da Escola Agrupamento Polo Nº I de Assomada. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação.
Abstract: A inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais é um processo complexo que exige a preparação e capacitação de todos os agentes envolventes. O presente trabalho intitulado, Inclusão de Alunos com NEE; o Caso do Agrupamento Polo Educativo nº I de Assomada tem como principal objetivo conhecer o modo como é realizada a inclusão de alunos com NEE na Escola Agrupamento Polo Educativo de Assomada. Para a realização do propósito do estudo, privilegiou-se a abordagem qualitativa e quantitativa de caráter descritivo e interpretativo. Os dados qualitativos foram recolhidos a partir da aplicação de entrevistas semidiretiva, individual, com questões abertas, para recolha da informação, que foi examinada mediante análise de conteúdo e organizada em categorias e subcategorias, bem como pesquisa bibliográfica e documental. Os resultados obtidos mostraram que a inclusão de alunos com NEE na escola polo nº I de Assomada se processa através do envolvimento de trabalho cooperativo que envolve a equipa multidisciplinar, o polo e os professores que trabalham com alunos com NEE. Constatamos que as estratégias de diferenciação pedagógica utilizadas pelos professores para uma verdadeira inclusão são: utilização imagens coloridas, jogos, vídeos, trabalhos individuais, trabalhos de grupos e em grupos, repetições de conteúdos; aulas transmitidas num ritmo lento de modo que todos os alunos acompanhem a matéria e envolva os alunos com NEE em todas as atividades da escola. Também, pela observação notamos que os matérias específicos disponíveis na sua maioria atendem às necessidades dos alunos surdos. Constatámos que a nível dos recursos materiais e humanos a escola tem algumas lacunas como: insuficiência dos técnicos profissionais para trabalhar com alunos com NEE, grande parte dos professores não tem formação para trabalhar com os referidos alunos, falta de materiais especializados adequados às necessidades de cada aluno, e casas de banho a precisarem de ser remodelas. Conclui-se que apesar dos esforços, que já foram e estão a ser feitos, e de algumas medidas e estratégias implementadas, ainda vai demorar algum tempo para que estejam criadas as condições materiais e humanas necessárias para uma efetiva inclusão.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.12207/5348
Designation: Dissertação de mestrado em Educação especial no domínio cognitivo e motor. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2020
Appears in Collections:D-ECSC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
wcag
File Description SizeFormat 
Maria+de+Fátima+Semedo_Dissertação.pdf1.4 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons