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http://hdl.handle.net/20.500.12207/5334
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dc.contributor.advisorPardal, Ana Cristina Diniz Vicente-
dc.contributor.advisorMonteiro, Carlos Manuel-
dc.contributor.authorDelgado, Tânia Sofia Falé-
dc.date.accessioned2021-03-16T13:28:01Z-
dc.date.available2021-03-16T13:28:01Z-
dc.date.issued2020-06-16-
dc.identifier.citationDelgado, T. (2020). Avaliação preliminar do projeto de recolha de resíduos porta-a-porta: Caso de estudo do Município de Alvito. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior Agráriapor
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.12207/5334-
dc.description.abstractAtualmente, em Portugal, verifica-se uma produção excessiva de resíduos urbanos que, aliada às metas impostas pelo Plano Estratégico para os Resíduos Sólidos Urbanos para 2020, conduzem à necessidade de adaptar os sistemas de gestão já existentes por parte dos Municípios, com o objetivo de otimização dos mesmos ou de implementação de novos sistemas de recolha. No sentido de atingir as metas estabelecidas no documento referido anteriormente, o Município de Alvito implementou, em 2019, a recolha de resíduos urbanos Porta-a-Porta, tendo sido o primeiro Município do Sistema de Gestão da Associação de Municípios do Alentejo Central a implementar este tipo de recolha. Este trabalho pretendeu efetuar uma avalização preliminar do projeto de recolha Porta-a-Porta no Município de Alvito, nomeadamente no que respeita à quantidade de resíduos recolhidos e custos associados. Foi ainda efetuada a análise da evolução dos indicadores da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos considerados mais relevantes, bem como a análise SWOT do projeto. Os resultados obtidos permitiram concluir que o impacto da implementação da recolha Porta-a-Porta no Município de Alvito foi positivo, verificando-se um aumento dos quantitativos recolhidos seletivamente (166,1t) e uma diminuição dos resíduos urbanos recolhidos indiferenciadamente (888,1t). No entanto ainda existem alguns aspetos a melhorar, nomeadamente no que respeita aos Indicadores da Qualidade de Serviço, como por exemplo a Utilização de Recursos Energéticos, a Rentabilização do Parque de Viaturas e a Cobertura dos Gastos. Conclui-se ainda que é importante apostar nas campanhas de sensibilização e no incentivo da população à adesão ao projeto, uma vez que o cidadão é um “fator chave” para o sucesso.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/por
dc.subjectGestão de resíduos urbanospor
dc.subjectRecolha de resíduos porta-a-portapor
dc.subjectMunicípio de Alvitopor
dc.subjectAMCALpor
dc.subjectERSARpor
dc.titleAvaliação preliminar do projeto de recolha de resíduos porta-a-porta: Caso de estudo do Município de Alvitopor
dc.typemasterThesispor
dc.pagination112 f.por
degois.identifier.tid202629821por
thesis.degree.nameDissertação de mestrado em Eng.ª do Ambiente. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior Agrária, 2020por
Appears in Collections:ESA - Dissertações de mestrado

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