Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/5301
wcag
Title: Arquitetura de suporte ao desenvolvimento de sistemas auto-configuráveis para redes de sensores sem fios
Authors: Penha, César Miguel da Silva Lúcio
Orientador: Campos-Rebelo, Rogério
Barros, João Paulo
Keywords: Sistemas de rega
Internet das coisas
Ferramentas de automatização
Desenvolvimento baseado em modelos
Redes de Petri
Issue Date: 20-Sep-2019
Citation: [IEEE style] C. Penha, “Arquitetura de suporte ao desenvolvimento de sistemas auto-configuráveis para redes de sensores sem fios”, Dissertação de mestrado, Escola Superior de Tecnologia e Gestão. Instituto Politécnico de Beja. Portugal, 2019.
Abstract: A agricultura em geral e os espac¸os verdes em particular permanecem como atividades em que a quantidade de ´agua desperdic¸ada persiste em n´ıveis muito altos. Apesar de toda a tecnologia dispon´ıvel atualmente, ainda ´e comum encontrar parques e espac¸os verdes onde os sistemas de irrigac¸˜ao aplicados s˜ao frequentemente acionados com uma necessidade duvidosa. Atualmente, a maioria dos sistemas de irrigac¸˜ao s˜ao operados manualmente ou baseados em sistemas equipados com controladores hor´arios. A Internet das coisas, pode ajudar na recolha de informac¸˜oes, na tomada de decis˜oes, na obtenc¸˜ao de dados atrav´es de sensores e no seu feedback. Este trabalho apresenta uma abordagem para desenvolver sistemas IoT reconfigur´aveis usando tecnologias sem fios como, por exemplo, um sistema de irrigac¸˜ao autom´atico. Trˆes principais contribuic¸˜oes s˜ao propostas: (1) Uma abordagem de automatizac¸˜ao de projeto de sistemas IoT suportada no uso de um formalismo de modelac¸˜ao gr´afica para a definic¸˜ao de regras que especificam o comportamento do sistema, permitindo a gerac¸˜ao autom´atica de c´odigo para microcontroladores, bem como a comunicac¸˜ao atrav´es de protocolo sem fios. (2) Uma ferramenta de automatizac¸˜ao de projeto para o desenvolvimento de redes de sensores sem fios em LoRa modeladas com redes de Petri IOPT; (3) o desenvolvimento de um prot´otipo de um sistema de irrigac¸˜ao autom´atico sem fios, suportando a verificac¸˜ao e selec¸˜ao autom´atico de dispositivos sensores, com base no tipo de sensor requerido e o respetivo indicador de intensidade de sinal recebido.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.12207/5301
Designation: Dissertação de mestrado em Internet das coisas. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Tecnologia e Gestão, 2019
Appears in Collections:D-ENG - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
wcag
File Description SizeFormat 
Cesar+Penha_Dissertação.pdf12.12 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.