Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/5239
wcag
Title: Estudo epidemiológico das lesões desportivas nos atletas de andebol na categoria de seniores femininos de Angola (Luanda)
Authors: Candolo, Vanda Maria Félix Pascoal
Orientador: Pereira, António
Keywords: Epidemiologia
Lesões desportivas
Andebol
Atletas
Prevenção
Issue Date: 21-Dec-2019
Citation: Candolo, V. (2019). Estudo epidemiológico das lesões desportivas nos atletas de andebol na categoria de seniores femininos de Angola (Luanda). (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação.
Abstract: Nesta dissertação, realiza-se um trabalho que visa analisar o processo das lesões desportivas, em particular na modalidade de andebol. A necessidade de se desenvolver esta temática é originada pelas frequentes lesões que os atletas seniores femininos de andebol de Angola têm tido. Esta investigação científica consiste em analisar as causas das mesmas. Angola tem recorrido a alguns países para pedir auxílio no tratamento de atletas, em diversas áreas da medicina desportiva, como cirurgia, ortopedia, análises laboratoriais e fisioterapia. O andebol é uma das modalidades desportivas mais praticada a nível mundial. Em Angola pratica-se desde 1974, e a prática da mesma é cada vez maior. No entanto, a mesma provoca alguns tipos de lesões nos praticantes. Assim sendo, o objetivo do presente estudo permitirá definir os fatores de risco que influenciam o surgimento das lesões desportivas e identificar quais as mais frequentes que afetam os atletas em questão: Propor um conjunto de medidas de prevenção de lesões nos atletas de andebol na categoria de seniores femininos de Angola. A metodologia, do presente estudo é quantitativa em que se aplica um questionário junto dos atletas que permitirá realizar um “Estudo epidemiológico das lesões desportivas nos atletas de andebol de Angola”, o mesmo visa elaborar um conjunto de ações para prevenção e conhecimento das lesões nos atletas de andebol da categoria de seniores femininos das equipas de Luanda.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.12207/5239
Designation: Dissertação de mestrado em Atividade física e saúde. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2019
Appears in Collections:D-ECSC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
wcag
File Description SizeFormat 
Vanda_Candolo.pdf1.47 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons