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http://hdl.handle.net/20.500.12207/4992
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wcag
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPereira, João-
dc.contributor.advisorJorge, Joaquim-
dc.contributor.authorBruno, Luís-
dc.date.accessioned2019-10-30T14:16:11Z-
dc.date.available2019-10-30T14:16:11Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.12207/4992-
dc.description.abstractA técnica de locomoção virtual “Caminhar no Lugar” (CNL) permite ao utilizador controlar o seu deslocamento em ambientes virtuais, através da realização de passos no lugar. Esta tese levanta a questão do mapeamento do movimento dos pés na determinação da velocidade e da direção virtual. Apresentamos uma abordagem CNL inovadora de controlo da velocidade, denominada SAS-WIP (Speed-Amplitude-Supported Walking-in-Place), inspirada em duas características do movimento vertical dos pés: a amplitude e a velocidade. Um estudo com participantes demonstrou consistência entre estas duas métricas, e o valor da velocidade virtual simulada. A nossa técnica de controlo da direção, mapeia o valor da rotação vertical dos pés, num valor de velocidade angular, que calcula a orientação do vetor direção. Com base nesta premissa foram desenvolvidas duas abordagens, uma suportada na velocidade angular constante e outra na velocidade angular variável. Foi efetuada uma experiência com vinte participantes, que comparou o desempenho proporcionado pela abordagem SAS-WIP, com o estado da arte da técnica CNL, e com o joystick do dispositivo Wii Nunchucktm, em tarefas comuns de locomoção virtual. Os resultados mostram que a SAS-WIP disponibiliza maior rapidez e eficiência do que o estado da arte, em distâncias longas, sendo também mais eficaz e preciso em distâncias curtas. Embora o joystick apresenta resultados superiores nessas métricas, relativamente às duas interfaces CNL, os participantes preferiram globalmente o SAS-WIP, reportando que sentiram menos fadiga, maior divertimento e maior controlo quando usaram a nossa abordagem relativamente ao estado da arte. Os resultados sugerem que o conceito suportado na rotação dos pés, permite desenhar uma abordagem viável para controlar a direção do deslocamento.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherInstituto Superior Técnico. Universidade Técnica de Lisboapor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/por
dc.subjectInteração Pessoa Computadorpor
dc.subjectInterfaces de locomoção virtualpor
dc.subjectTécnica Caminhar no Lugarpor
dc.subjectControlo de velocidade e de direçãopor
dc.subjectAmbientes Virtuaispor
dc.subjectControlo motorpor
dc.titleCaminhar no lugar: Novas abordagens de controlo da velocidade e da direção do deslocamento virtualpor
dc.typedoctoralThesispor
dc.peerreviewedyespor
Appears in Collections:D-ENG - Teses de Doutoramento

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