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http://hdl.handle.net/20.500.12207/4992
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Pereira, João | - |
dc.contributor.advisor | Jorge, Joaquim | - |
dc.contributor.author | Bruno, Luís | - |
dc.date.accessioned | 2019-10-30T14:16:11Z | - |
dc.date.available | 2019-10-30T14:16:11Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.12207/4992 | - |
dc.description.abstract | A técnica de locomoção virtual “Caminhar no Lugar” (CNL) permite ao utilizador controlar o seu deslocamento em ambientes virtuais, através da realização de passos no lugar. Esta tese levanta a questão do mapeamento do movimento dos pés na determinação da velocidade e da direção virtual. Apresentamos uma abordagem CNL inovadora de controlo da velocidade, denominada SAS-WIP (Speed-Amplitude-Supported Walking-in-Place), inspirada em duas características do movimento vertical dos pés: a amplitude e a velocidade. Um estudo com participantes demonstrou consistência entre estas duas métricas, e o valor da velocidade virtual simulada. A nossa técnica de controlo da direção, mapeia o valor da rotação vertical dos pés, num valor de velocidade angular, que calcula a orientação do vetor direção. Com base nesta premissa foram desenvolvidas duas abordagens, uma suportada na velocidade angular constante e outra na velocidade angular variável. Foi efetuada uma experiência com vinte participantes, que comparou o desempenho proporcionado pela abordagem SAS-WIP, com o estado da arte da técnica CNL, e com o joystick do dispositivo Wii Nunchucktm, em tarefas comuns de locomoção virtual. Os resultados mostram que a SAS-WIP disponibiliza maior rapidez e eficiência do que o estado da arte, em distâncias longas, sendo também mais eficaz e preciso em distâncias curtas. Embora o joystick apresenta resultados superiores nessas métricas, relativamente às duas interfaces CNL, os participantes preferiram globalmente o SAS-WIP, reportando que sentiram menos fadiga, maior divertimento e maior controlo quando usaram a nossa abordagem relativamente ao estado da arte. Os resultados sugerem que o conceito suportado na rotação dos pés, permite desenhar uma abordagem viável para controlar a direção do deslocamento. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Instituto Superior Técnico. Universidade Técnica de Lisboa | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | por |
dc.subject | Interação Pessoa Computador | por |
dc.subject | Interfaces de locomoção virtual | por |
dc.subject | Técnica Caminhar no Lugar | por |
dc.subject | Controlo de velocidade e de direção | por |
dc.subject | Ambientes Virtuais | por |
dc.subject | Controlo motor | por |
dc.title | Caminhar no lugar: Novas abordagens de controlo da velocidade e da direção do deslocamento virtual | por |
dc.type | doctoralThesis | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
Appears in Collections: | D-ENG - Teses de Doutoramento |
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