Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/4933
wcag
Title: Consumo de substâncias psicoativas por adolescentes em contexto escolar- projeto de formação para docentes
Authors: Correia, Priscila de Almeida Carneiro
Orientador: Cordeiro, Raul Alberto Carrilho
Keywords: Adolescentes
Drogas ilícitas
Serviço de saúde escolar
Enfermagem de saúde mental e psiquiátrica
Issue Date: Jul-2019
Citation: Priscila, C. (2019). Consumo de substâncias psicoativas por adolescentes em contexto escolar- projeto de formação para docentes. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Setúbal, Escola Superior de Saúde. Universidade de Évora, Escola Superior de Enfermagem de São João de Deus. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Saúde. Instituto Politécnico de Portalegre, Escola Superior de Saúde. Instituto Politécnico de Castelo Branco, Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias.
Abstract: A adolescência, é uma etapa do desenvolvimento humano de grande vulnerabilidade e suscetibilidade ao consumo de substâncias ilícitas, podendo repercutir-se de forma negativa na sua saúde mental. O meio escolar, local onde decorreu o estágio final, é um setting de eleição para uma abordagem na vertente preventiva deste fenómeno. Neste sentido, o Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica, ao aplicar as suas competências, nomeadamente: a utilização do self terapêutico, intervenções de âmbito psicoterapêutico, socioterapêutico, psicossocial e psicoeducacional, potencia o juízo crítico sobre a sua situação de saúde, promove estratégias de coping e simultaneamente estimula a adoção de comportamentos salutogénicos. Face a esta problemática, foi delineado um projeto de intervenção com a seguinte temática: Consumo de Substâncias Psicoativas por adolescentes em contexto escolar- Projeto de Formação para Docentes, tendo como base uma revisão integrativa da literatura. A operacionalização deste projeto pretende tornar a atuação do corpo docente mais consistente face à problemática, responsabilizando os adolescentes/família nas tomadas de decisão, para a adoção de estilos de vida saudáveis. O presente relatório tem como objetivos gerais: • Descrever e analisar as atividades que conduziram à aquisição das competências comuns do Enfermeiro Especialista, das competências específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica e de Mestre em Enfermagem. • Elaborar um projeto de intervenção com a seguinte temática: Consumo de Substâncias Psicoativas por Adolescentes em Contexto Escolar- Projeto de Formação para Docentes.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.12207/4933
Designation: Dissertação de mestrado em Enfermagem – Área de especialização em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica em conjunto com: Instituto Politécnico de Setúbal, Escola Superior de Saúde. Universidade de Évora, Escola Superior de Enfermagem de São João de Deus. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Saúde. Instituto Politécnico de Portalegre, Escola Superior de Saúde. Instituto Politécnico de Castelo Branco, Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias, 2019
Appears in Collections:D-SA - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
wcag
File Description SizeFormat 
Priscila Correia_PDFA.pdf3.25 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons