Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/4932
Full metadata record
wcag
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCordeiro, Raul Alberto Carrilho-
dc.contributor.authorCorreia, Ricardo Jorge Rosa-
dc.date.accessioned2019-09-27T14:24:14Z-
dc.date.available2019-09-27T14:24:14Z-
dc.date.issued2019-07-
dc.identifier.citationCorreia, R. (2019). Referenciação de situações de bullying em meio escolar: intervenção de enfermagem de saúde mental e psiquiátrica na formação em meio escolar. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Setúbal, Escola Superior de Saúde. Universidade de Évora, Escola Superior de Enfermagem de São João de Deus. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Saúde. Instituto Politécnico de Portalegre, Escola Superior de Saúde. Instituto Politécnico de Castelo Branco, Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.12207/4932-
dc.description.abstractO bullying representa uma preocupação em meio escolar. A prevenção é uma estratégia facilitadora para o controlo deste fenómeno. O Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica tem como responsabilidade contribuir para a literacia em saúde na comunidade, através de sessões de psicoeducação. Com essa estratégia pretende cooperar na otimização da saúde mental em todos os vetores do processo educativo. A comunidade educativa é composta por alunos, encarregados de educação, corpo docente e não docente. Sendo os Assistentes Operacionais, parte integrante da comunidade educativa, têm responsabilidade de colaborar e intervir nas ações preventivas. A formação é a chave para capacitar os Assistentes Operacionais com conhecimentos que permitam ajudar a identificar situações suscetíveis de configurar a prática de bullying em meio escolar. Face ao diagnóstico da situação delineou-se como projeto de intervenção: Referenciação de situações de bullying em meio escolar: intervenção de enfermagem de saúde mental e psiquiátrica na formação em meio escolar. Como metodologia enveredou-se por uma revisão integrativa da literatura. Este relatório tem como objetivos gerais: • Expor um projeto de intervenção, cuja temática destina-se à referenciação de situações de bullying em meio escolar: intervenção de enfermagem de saúde mental e psiquiátrica na formação em meio escolar. • Descrever e analisar as atividades que conduziram à aquisição das competências comuns do Enfermeiro Especialista, das competências específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica e de Mestre em Enfermagem.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/por
dc.subjectBullyingpor
dc.subjectSaúde mentalpor
dc.subjectServiço de saúde escolarpor
dc.subjectEnfermagem de saúde mental e psiquiátricapor
dc.titleReferenciação de situações de bullying em meio escolar: intervenção de enfermagem de saúde mental e psiquiátrica na formação em meio escolarpor
dc.typemasterThesispor
dc.pagination94 f.por
Appears in Collections:ESS - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
wcag
File Description SizeFormat 
Ricardo Correia_PDFA.pdf1.18 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons