Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/4918
wcag
Title: Reabilitar a pessoa com equilíbrio corporal comprometido
Authors: Pereira, Sílvia Isabel Gomes
Orientador: Reis, Maria Gorete Mendonça dos
Keywords: Enfermagem
Reabilitação
Equilíbrio postural
Issue Date: Jul-2019
Citation: Pereira, S. (2019). Reabilitar a pessoa com equilíbrio corporal comprometido. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Setúbal, Escola Superior de Saúde. Universidade de Évora, Escola Superior de Enfermagem São João de Deus. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Saúde. Instituto Politécnico de Portalegre, Escola Superior de Saúde. Instituto Politécnico de Castelo Branco, Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias.
Abstract: Com o avançar da idade perdem-se capacidades, nomeadamente, alterações do equilíbrio, que levam ao aumento da vulnerabilidade, colocando em risco a qualidade de vida dos idosos e a sua funcionalidade. O presente trabalho foi elaborado no contexto do Estágio Final, pertencente à 2ª edição do Curso de Mestrado de Enfermagem – Enfermagem de Reabilitação, pelo Instituto Politécnico de Setúbal, em associação, tendo como objetivo major a aquisição de competências de Mestre e Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação. Como tal e, tendo em conta as alterações do equilíbrio corporal, foi implementado um plano de intervenção profissional com o objetivo de melhorar a funcionalidade dos utentes. No referido plano, existiram dois grupos de intervenção, um onde os cuidados foram prestados no domicílio e um segundo onde os cuidados foram prestados na comunidade, num projeto na área do envelhecimento ativo. Os resultados indiciam que os cuidados de enfermagem de reabilitação em contexto de cuidados de saúde primários são benéficos para a capacitação e maximização da funcionalidade dos utentes, na medida em que os prepara para se adaptarem às limitações no seu contexto de vida real. Tendo sido evidente uma melhoria do equilíbrio corporal em 17,9% no grupo 1 e 30% no grupo 2. Sendo isto preditor de uma melhoria da funcionalidade em 15,6% e 11,1 %, respetivamente.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.12207/4918
Designation: Dissertação de mestrado em Enfermagem – Área de especialização em Enfermagem de reabilitação em conjunto com: Instituto Politécnico de Setúbal, Escola Superior de Saúde. Universidade de Évora, Escola Superior de Enfermagem São João de Deus, Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Saúde. Instituto Politécnico de Portalegre, Escola Superior de Saúde. Instituto Politécnico de Castelo Branco, Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias, 2019
Appears in Collections:D-SA - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
wcag
File Description SizeFormat 
Relatório de Estágio - Sílvia Pereira.pdf11.63 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons