Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/4913
wcag
Title: Implementação de um protocolo de sépsis, num serviço de urgência geral, sem via verde sépsis
Authors: Ribeiro, Rafael Martins
Orientador: Pereira, Mariana
Keywords: Sépsis
Pessoa em situação critica
Enfermagem médico-cirúrgica
Issue Date: Jul-2019
Citation: Ribeiro, R. (2019). Implementação de um protocolo de sépsis, num serviço de urgência geral, sem via verde sépsis. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Setúbal, Escola Superior de Saúde. Universidade de Évora, Escola Superior de Enfermagem São João de Deus. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Saúde. Instituto Politécnico de Portalegre, Escola Superior de Saúde. Instituto Politécnico de Castelo Branco, Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias.
Abstract: Este relatório surge no âmbito do segundo Curso de Mestrado em Enfermagem na vertente enfermagem médico cirúrgica: pessoa em situação crítica. Em articulação com a formação teórica foi proposto a realização de dois estágios que permitissem desenvolver e aprofundar conhecimentos e competências, tendo escolhido a unidade de cuidados intensivos e o serviço de urgência geral, com intuito de desenvolver e adquirir competências especializadas em enfermagem e conhecimento estruturado em dois serviços de referência. O projeto major, de intervenção em serviço, foi elaborado no serviço de urgência, com o desígnio de implementação de um protocolo de sépsis, cujo objetivo foi melhorar a Qualidade e a Segurança dos cuidados ao doente com suspeita de infeção, através de um protocolo de sépsis. Os objetivos específicos consistiram em elaborar um protocolo de atuação em caso suspeito de sépsis, implementar e avaliar o mesmo, através da metodologia de projeto, dando resposta à circular normativa nº01/DQS/DQCO de 06/01/2010 da DGS. Neste trabalho é ainda feita uma análise reflexiva das competências de enfermeiro especialista em enfermagem médico-cirúrgica e de mestre adquiridas e desenvolvidas ao longo do percurso académico.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.12207/4913
Designation: Dissertação de mestrado em Enfermagem – Área de especialização em Enfermagem médico-cirúrgica, em pessoa em situação crítica em conjunto com: Instituto Politécnico de Setúbal, Escola Superior de Saúde. Universidade de Évora, Escola Superior de Enfermagem São João de Deus, Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Saúde. Instituto Politécnico de Portalegre, Escola Superior de Saúde. Instituto Politécnico de Castelo Branco, Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias, 2019
Appears in Collections:D-SA - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
wcag
File Description SizeFormat 
Relatório Estágio Rafael Ribeiro.pdf4.13 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons