Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/4912
wcag
Title: Reabilitação sensório motora precoce na promoção do autocuidado higiene pessoal
Authors: Macedo, Cristina Maria Gomes de
Orientador: Fernandes, Manuel
Keywords: Acidente vascular cerebral
Distúrbios sensoriais
Enfermagem em reabilitação
Issue Date: May-2019
Citation: Macedo, C. (2019). Reabilitação sensório motora precoce na promoção do autocuidado higiene pessoal. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Setúbal, Escola Superior de Saúde. Universidade de Évora, Escola Superior de Enfermagem São João de Deus. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Saúde. Instituto Politécnico de Portalegre, Escola Superior de Saúde. Instituto Politécnico de Castelo Branco, Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias.
Abstract: As alterações da sensibilidade, frequentemente observadas na pessoa com acidente vascular cerebral, influenciam o desempenho do motor e condicionam a recuperação da funcionalidade, reduzindo a qualidade de vida destas pessoas. Neste sentido, o enfermeiro especialista em Enfermagem de reabilitação assume um papel de relevo na reabilitação destas alterações. Deste modo pretende-se verificar se a intervenção precoce do enfermeiro especialista em enfermagem de reabilitação nas alterações sensório motoras promovem o autocuidado higiene pessoal. Para tal, institui-se um plano de reabilitação com treino sensorial ativo e passivo e compararam-se os resultados da avaliação da sensibilidade, da força muscular, do equilíbrio e do autocuidado antes e após a sua implementação As seis pessoas que constituíram a amostra conseguiram recuperar, em algum grau, as alterações da sensibilidade dolorosa e da propriocepção no membro inferior. Não houve repercussões na propriocepção do membro superior ou da estereognosia. Todas obtiveram ganhos funcionais no autocuidado higiene pessoal, duas das quais readquiriram a independência total.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.12207/4912
Designation: Dissertação de mestrado em Enfermagem – Área de especialização em Enfermagem de reabilitação em conjunto com: Instituto Politécnico de Setúbal, Escola Superior de Saúde. Universidade de Évora, Escola Superior de Enfermagem São João de Deus, Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Saúde. Instituto Politécnico de Portalegre, Escola Superior de Saúde. Instituto Politécnico de Castelo Branco, Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias, 2019
Appears in Collections:D-SA - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
wcag
File Description SizeFormat 
Versão Final Relatório.pdf4.11 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons