Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/4905
wcag
Title: Cuidar sem dor – intervenções de alívio e controlo da dor aguda em crianças dos 0 aos 6 anos
Authors: Castro, Alexandra Isabel Rodrigues
Orientador: Cruz, Maria Dulce Damas da
Keywords: Dor aguda
Avaliação da dor
Controlo da dor
Cuidados criança família
Enfermeiro especialista em enfermagem de saúde infantil e pediátrica
Issue Date: Jul-2019
Citation: Castro, A. (2019). Cuidar sem dor – intervenções de alívio e controlo da dor aguda em crianças dos 0 aos 6 anos. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Setúbal, Escola Superior de Saúde. Universidade de Évora, Escola Superior de Enfermagem São João de Deus. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Saúde. Instituto Politécnico de Portalegre, Escola Superior de Saúde. Instituto Politécnico de Castelo Branco, Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias.
Abstract: Sabe-se que as crianças sentem e guardam memória da dor que, quando não tratada, tem consequências na sua vida a curto e longo prazo. O alívio e controlo da dor deve ser uma prioridade de todos os profissionais de saúde em todos os contextos de prestação de cuidados. Assim, torna-se fundamental reconhecer, avaliar, prevenir e tratar a dor na criança, com recurso a intervenções não farmacológicas e/ou farmacológicas. O enfermeiro, pela sua relação de proximidade com a criança/jovem e família, tem um papel fundamental na gestão de processos dolorosos, nomeadamente o Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, que presta cuidados diferenciados, avançados e seguros, promotores do mais elevado estado de saúde e alicerçados na prática baseada na evidência. O presente relatório visa a descrição, análise e reflexão do percurso formativo em contexto de Estágio, que conduziu ao desenvolvimento e aquisição de competências comuns e especificas de enfermeiro especialista e de mestre.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.12207/4905
Designation: Dissertação de mestrado em Enfermagem – Área de especialização em Enfermagem em Saúde Infantil e Pediátrica em conjunto com: Instituto Politécnico de Setúbal, Escola Superior de Saúde. Universidade de Évora, Escola Superior de Enfermagem São João de Deus, Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Saúde. Instituto Politécnico de Portalegre, Escola Superior de Saúde. Instituto Politécnico de Castelo Branco, Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias, 2019
Appears in Collections:D-SA - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
wcag
File Description SizeFormat 
Relatorio_Final_Alexandra Castro.pdf4.75 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons