Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/4903
wcag
Title: Intervenções de enfermagem na redução de complicações ao doente com entubação endotraqueal
Authors: Batista, Catarina Da Conceição Candeias Barreto
Orientador: Pedro, Adriano
Keywords: Enfermagem médico-cirúrgica
Competências do enfermeiro especialista
Mestre em enfermagem
Metodologia trabalho projeto
Pessoa com tubo endotraqueal
Teoria das transições
Issue Date: Jul-2019
Citation: Batista, C. (2019). Intervenções de enfermagem na redução de complicações ao doente com entubação endotraqueal. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Setúbal, Escola Superior de Saúde. Universidade de Évora, Escola Superior de Enfermagem São João de Deus. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Saúde. Instituto Politécnico de Portalegre, Escola Superior de Saúde. Instituto Politécnico de Castelo Branco, Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias.
Abstract: O presente relatório surge no âmbito do 2º Mestrado em Enfermagem em associação, ministrado na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal. A Teoria das Transições da Afaf Meleis serviu de linha orientadora a este trabalho. Sendo o seu principal objetivo expor todo o processo de desenvolvimento de competências específicas e comuns do enfermeiro especialista e as competências de mestre. Realizando-se uma análise e reflexão acerca do desenvolvimento da aquisição de competências do enfermeiro especialista. O grau de mestre em enfermagem carece dum conhecimento aprofundado no domínio da sua área de especialização. Durante estágio II comtemplou-se a realização dum projeto de intervenção em serviço, segundo a metodologia de projeto, de forma a responder a um problema identificado num contexto de estágio. Com este pretende-se a implementação duma norma – Cuidados de Enfermagem a pessoa com TET, de modo a uniformizar a prática na UCI. O projeto de intervenção contribuiu para o desenvolvimento de competências do enfermeiro especialista, nomeadamente no domínio da gestão de cuidados e da melhoria contínua da qualidade.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.12207/4903
Designation: Dissertação de mestrado em Enfermagem – Área de especialização em Enfermagem médico-cirúrgica, em pessoa em situação crítica em conjunto com: Instituto Politécnico de Setúbal, Escola Superior de Saúde. Universidade de Évora, Escola Superior de Enfermagem São João de Deus, Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Saúde. Instituto Politécnico de Portalegre, Escola Superior de Saúde. Instituto Politécnico de Castelo Branco, Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias, 2019
Appears in Collections:D-SA - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
wcag
File Description SizeFormat 
Relatório_Final_Catarina Batista.pdf11.12 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons