Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/4896
wcag
Title: Cuidados não traumáticos em procedimentos com agulha em crianças de idade pré-escolar
Authors: Campaniço, Telma Filipa Raposo
Orientador: Nova, António Casa
Chora, Maria Antónia
Keywords: Cuidados não traumáticos
Procedimentos com agulha
Criança pré-escolar
Issue Date: Jul-2019
Citation: Campaniço, T. (2019). Cuidados não traumáticos em procedimentos com agulha em crianças de idade pré-escolar. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Setúbal, Escola Superior de Saúde. Universidade de Évora, Escola Superior de Enfermagem São João de Deus. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Saúde. Instituto Politécnico de Portalegre, Escola Superior de Saúde. Instituto Politécnico de Castelo Branco, Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias.
Abstract: Os cuidados não traumáticos em pediatria baseiam-se num conjunto de intervenções farmacológicas e não farmacológicas que eliminam ou reduzem o desconforto emocional e físico da criança e sua família associado a procedimentos dolorosos. Os procedimentos com agulha são a causa de dor mais comum em crianças doentes e saudáveis quando recorrem às unidades de saúde. Na idade pré-escolar é desenvolvido o medo de agulhas pelo que, futuramente, poderá originar uma diminuição do comportamento de adesão e procura de saúde. No decorrer dos estágios foi utilizada a metodologia de trabalho de projeto com o objetivo de promover os cuidados não traumáticos em procedimentos com agulha em crianças de idade pré-escolar. O presente relatório pretende descrever a implementação do Projeto de Intervenção durante os estágios e a análise reflexiva do desenvolvimento das competências comuns e específicas de Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica e de Mestre no decorrer do percurso formativo.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.12207/4896
Designation: Dissertação de mestrado em Enfermagem – Área de especialização em Enfermagem em Saúde Infantil e Pediátrica em conjunto com: Instituto Politécnico de Setúbal, Escola Superior de Saúde. Universidade de Évora, Escola Superior de Enfermagem São João de Deus, Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Saúde. Instituto Politécnico de Portalegre, Escola Superior de Saúde. Instituto Politécnico de Castelo Branco, Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias, 2019
Appears in Collections:D-SA - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
wcag
File Description SizeFormat 
Relatorio estagio_MestradoEnfermagem_Telma_170531022_versao final.pdf17.73 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons