Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/4894
wcag
Title: Uniformização dos cuidados de enfermagem à pessoa vítima de trauma na sala de reanimação
Authors: Martins, Débora Patrício de Aquino Ramires
Orientador: Santiago, Maria Dulce dos Santos
Keywords: Traumatismo múltiplo
Enfermagem em emergência
Segurança do paciente
Issue Date: Jul-2019
Citation: Martins, D. (2019). Uniformização dos cuidados de enfermagem à pessoa vítima de trauma na sala de reanimação. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Setúbal, Escola Superior de Saúde. Universidade de Évora, Escola Superior de Enfermagem de São João de Deus. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Saúde. Instituto Politécnico de Portalegre, Escola Superior de Saúde. Instituto Politécnico de Castelo Branco, Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias.
Abstract: O presente relatório visa a reflexão crítica e fundamentada das atividades desenvolvidas no Estágio Final, onde se destaca o desenvolvimento de um Projeto de Intervenção Profissional. O estágio realizou-se num serviço de urgência, tendo o projeto como tema central os cuidados à pessoa vítima de trauma na sala de reanimação. O trauma é considerado um grave problema de saúde pública, sendo a otimização dos cuidados à pessoa politraumatizada potenciada através de uma abordagem sistematizada e organizada. Neste sentido, impõe-se a criação de estratégias para a uniformização dos cuidados de enfermagem à pessoa vítima de trauma na sala de reanimação, afigurando-se simultaneamente como crucial na promoção da segurança e melhoria dos cuidados prestados nestas situações. Neste relatório é ainda realizada análise da aquisição e desenvolvimento das competências comuns de enfermeiro especialista, específicas do enfermeiro especialista em enfermagem em pessoa em situação crítica e competências de mestre, ao longo do percurso formativo.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.12207/4894
Designation: Dissertação de mestrado em Enfermagem – Área de especialização médico-cirúrgica: A pessoa em situação crítica em conjunto com: Instituto Politécnico de Setúbal, Escola Superior de Saúde. Universidade de Évora, Escola Superior de Enfermagem de São João de Deus. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Saúde. Instituto Politécnico de Portalegre, Escola Superior de Saúde. Instituto Politécnico de Castelo Branco, Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias, 2019
Appears in Collections:D-SA - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
wcag
File Description SizeFormat 
Débora Martins_PDFA.pdf8.2 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons