Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/4832
Full metadata record
wcag
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorEspírito Santos, Adelaide Pereira Jacinto do-
dc.contributor.authorLuanda, Graça-
dc.date.accessioned2019-03-18T13:41:13Z-
dc.date.available2019-03-18T13:41:13Z-
dc.date.issued2018-11-23-
dc.identifier.citationLuanda, G. (2018). A inclusão dos alunos com problemática motora numa escola da parte leste de Angola. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.12207/4832-
dc.description.abstractO presente estudo parte de um caso específico, uma escola da parte leste de Angola, com o objetivo de - Conhecer como se processa a Inclusão dos Alunos com Problemática Motora -. A origem deste estudo está relacionada com a localização geográfica da escola onde a diversidade de alunos é maior e o facto de se questionar as condições de acessibilidade da mesma, considerando o conceito de acessibilidade de forma holística. Utilizou-se como técnicas de recolhas de dados o questionário dirigido aos (professores, alunos), a entrevista diretiva ao (Diretor da escola) e a observação das acessibilidades da escola, (momentos de recreios, salas de aula, corredores). Os dados recolhidos permitiram perceber como é feita a inclusão dos alunos com problemática motora. Embora a perceção, atitudes dos professores e alunos sejam favoráveis, encontraram-se barreiras à inclusão de alunos com problemática motora, sendo as barreiras físicas e organizacionais as principais. Para melhorar o processo de inclusão o governo, deve disponibilizar condições adequadas de infraestruturas escolares permanentes, formação e capacitação dos professores para estes desenvolverem as suas competências.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/por
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectProblemática motorapor
dc.subjectAcessibilidadespor
dc.subjectPerceçãopor
dc.subjectAtitudepor
dc.titleA inclusão dos alunos com problemática motora numa escola da parte leste de Angolapor
dc.typemasterThesispor
dc.pagination127 f.por
degois.identifier.tid202043983por
thesis.degree.nameDissertação de mestrado em Educação especial - especialização no domínio cognitivo e motor. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2018por
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
wcag
File Description SizeFormat 
Graça Luanda_PDF_A.pdf1.57 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons