Please use this identifier to cite or link to this item:
acessibilidade
http://hdl.handle.net/20.500.12207/4832
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Espírito Santos, Adelaide Pereira Jacinto do | - |
dc.contributor.author | Luanda, Graça | - |
dc.date.accessioned | 2019-03-18T13:41:13Z | - |
dc.date.available | 2019-03-18T13:41:13Z | - |
dc.date.issued | 2018-11-23 | - |
dc.identifier.citation | Luanda, G. (2018). A inclusão dos alunos com problemática motora numa escola da parte leste de Angola. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.12207/4832 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo parte de um caso específico, uma escola da parte leste de Angola, com o objetivo de - Conhecer como se processa a Inclusão dos Alunos com Problemática Motora -. A origem deste estudo está relacionada com a localização geográfica da escola onde a diversidade de alunos é maior e o facto de se questionar as condições de acessibilidade da mesma, considerando o conceito de acessibilidade de forma holística. Utilizou-se como técnicas de recolhas de dados o questionário dirigido aos (professores, alunos), a entrevista diretiva ao (Diretor da escola) e a observação das acessibilidades da escola, (momentos de recreios, salas de aula, corredores). Os dados recolhidos permitiram perceber como é feita a inclusão dos alunos com problemática motora. Embora a perceção, atitudes dos professores e alunos sejam favoráveis, encontraram-se barreiras à inclusão de alunos com problemática motora, sendo as barreiras físicas e organizacionais as principais. Para melhorar o processo de inclusão o governo, deve disponibilizar condições adequadas de infraestruturas escolares permanentes, formação e capacitação dos professores para estes desenvolverem as suas competências. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | por |
dc.subject | Inclusão | por |
dc.subject | Problemática motora | por |
dc.subject | Acessibilidades | por |
dc.subject | Perceção | por |
dc.subject | Atitude | por |
dc.title | A inclusão dos alunos com problemática motora numa escola da parte leste de Angola | por |
dc.type | masterThesis | por |
dc.pagination | 127 f. | por |
degois.identifier.tid | 202043983 | por |
thesis.degree.name | Dissertação de mestrado em Educação especial - especialização no domínio cognitivo e motor. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2018 | por |
Appears in Collections: | ESE - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Graça Luanda_PDF_A.pdf | 1.57 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License