Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/4830
wcag
Title: Voluntariado e satisfação com a vida na reforma
Authors: Gomes, Ana Rita Gonçalves
Orientador: Faria, Maria Cristina Campos de Sousa
Keywords: Reformados
Reforma
Satisfação com a vida
Voluntariado
Envelhecimento
Issue Date: 4-Jul-2018
Citation: Gomes, A. (2018). Voluntariado e satisfação com a vida na reforma. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação.
Abstract: O envelhecimento e a forma com os mais velhos encaram a entrada na reforma e a vida após a reforma tem vindo a receber muito interesse por parte dos investigadores de Psicogerontologia. O presente estudo tem como principal objetivo verificar de que forma é que a prática de voluntariado após a entrada na reforma influência o grau de satisfação com a vida dos reformados. Neste estudo participaram nove indivíduos com idades compreendidas entre os 57 e os 76 anos, reformados que praticam voluntariado. Os dados foram recolhidos através de uma entrevista semiestruturada e do Inventário de Satisfação com a Reforma (Fonseca & Paúl, 1999). Os dados recolhidos mostram que a maioria dos participantes se encontra satisfeito com a reforma, a qual tem sido vivida de uma forma natural e ativa, através da pártica de voluntariado, da prática de exercício físico e da promoção de atividades culturais. Porém, o primeiro ano de reforma foi para alguns dos entrevistados um ano de adaptação e um pouco complicado, contudo todos os participantes consideram que têm uma boa qualidade de vida. Relativamente à prática de voluntariado, verificou-se que a mesma contribui para satisfação com a vida dos mais velhos, sendo que faz com que se sintam úteis à sociedade, ativos e autoconfiantes. Neste seguimento, apresenta-se um projeto “Dia do Voluntário” que pretende promover o voluntariado na reforma de modo a contribuir para o envelhecimento ativo e para satisfação durante a reforma na comunidade, tendo como público-alvo os reformados, alunos e professores do Instituo Politécnico de Beja.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.12207/4830
Designation: Dissertação de mestrado em Psicogerontologia comunitária. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2018
Appears in Collections:D-ECSC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
wcag
File Description SizeFormat 
Ana Rita Gomes_PDF_A.pdf820.01 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons