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http://hdl.handle.net/20.500.12207/4779
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wcag
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorRodrigues, Elsa-
dc.contributor.authorBilau, José-
dc.contributor.authorBasílio, Maria-
dc.date.accessioned2019-02-18T10:46:44Z-
dc.date.available2019-02-18T10:46:44Z-
dc.date.issued2014-11-12-
dc.identifier.isbn978-84-7666-210-6-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.12207/4779-
dc.description.abstractA pressão social para se alargar o acesso ao ensino superior a novos públicos, a redução no número de alunos ocorrida nos últimos anos e a janela de oportunidades aberta pelas novas tecnologias levou as instituições do ensino superior a desenvolverem esforços ao nível da sua oferta formativa, nomeadamente disponibilizando cursos na modalidade de ensino a distância. Em Portugal, no ensino superior politécnico, as primeiras vagas para licenciaturas no regime de ensino a distância surgiram no ano letivo de 2008/09. Desde então alguns Institutos ensaiaram a oferta de cursos em regime de ensino a distância. Qual o impacto desta aposta nas instituições do ensino superior politécnico pioneiras no ensino a distância? No presente estudo procura-se responder esta questão analisando o caso do Instituto Politécnico de Beja que vem disponibilizando o curso de licenciatura em Solicitadoria, desde o ano letivo 2010/11, nos dois regimes (regimes a distância e presencial). Os resultados obtidos, com base em dados referentes ao triénio 2010-13, evidenciam um nível modesto de adesão ao curso na modalidade de ensino a distância, mas indiciam um potencial para alargar o perfil dos alunos, nomeadamente estendendo a captação de alunos a todo o território português, a alunos de faixas etárias mais avançadas, aos titulares de curso superior e ao segmento de trabalhadores estudantes. O nosso estudo também indica que a coexistência na mesma instituição da oferta do mesmo curso nas duas modalidades pode transferir percentagem significativa de alunos da instituição dos cursos presenciais para modalidade de ensino a distância. Não foram registadas diferenças significativas entre as duas modalidades de cursos relativamente à taxa de abandono escolar e verificaram-se melhores resultados académicos no curso ministrado na modalidade de ensino presencial. Outras instituições que estejam a equacionar a oferta de cursos a distância e os organismos governamentais do sector da educação podem beneficiar com o conhecimento dos resultados do presente estudo.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/por
dc.subjectEnsino à distânciapor
dc.subjectEnsino Superiorpor
dc.subjectInstituições de Ensino Superiorpor
dc.titleEnsino à distância: Análise de uma experiência pioneira no ensino superior politécnico em Portugalpor
dc.typeconferenceObjectpor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttps://www.oei.es/historico/congreso2014/memoriactei/542.pdfpor
degois.publication.locationBuenos Aires (Argentina)por
degois.publication.titleCongresso Ibero-Americano de Ciência Tecnologia Inovação e Educação, 12, 13 e 14 de Novembro de 2014por
Appears in Collections:D-ENG - Comunicações com peer review

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Artigo_final_542.pdfENSINO A DISTÂNCIA: ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA PIONEIRA NO ENSINO SUPERIOR POLITÉCNICO EM PORTUGAL368.14 kBAdobe PDFView/Open


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