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http://hdl.handle.net/20.500.12207/4779
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Rodrigues, Elsa | - |
dc.contributor.author | Bilau, José | - |
dc.contributor.author | Basílio, Maria | - |
dc.date.accessioned | 2019-02-18T10:46:44Z | - |
dc.date.available | 2019-02-18T10:46:44Z | - |
dc.date.issued | 2014-11-12 | - |
dc.identifier.isbn | 978-84-7666-210-6 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.12207/4779 | - |
dc.description.abstract | A pressão social para se alargar o acesso ao ensino superior a novos públicos, a redução no número de alunos ocorrida nos últimos anos e a janela de oportunidades aberta pelas novas tecnologias levou as instituições do ensino superior a desenvolverem esforços ao nível da sua oferta formativa, nomeadamente disponibilizando cursos na modalidade de ensino a distância. Em Portugal, no ensino superior politécnico, as primeiras vagas para licenciaturas no regime de ensino a distância surgiram no ano letivo de 2008/09. Desde então alguns Institutos ensaiaram a oferta de cursos em regime de ensino a distância. Qual o impacto desta aposta nas instituições do ensino superior politécnico pioneiras no ensino a distância? No presente estudo procura-se responder esta questão analisando o caso do Instituto Politécnico de Beja que vem disponibilizando o curso de licenciatura em Solicitadoria, desde o ano letivo 2010/11, nos dois regimes (regimes a distância e presencial). Os resultados obtidos, com base em dados referentes ao triénio 2010-13, evidenciam um nível modesto de adesão ao curso na modalidade de ensino a distância, mas indiciam um potencial para alargar o perfil dos alunos, nomeadamente estendendo a captação de alunos a todo o território português, a alunos de faixas etárias mais avançadas, aos titulares de curso superior e ao segmento de trabalhadores estudantes. O nosso estudo também indica que a coexistência na mesma instituição da oferta do mesmo curso nas duas modalidades pode transferir percentagem significativa de alunos da instituição dos cursos presenciais para modalidade de ensino a distância. Não foram registadas diferenças significativas entre as duas modalidades de cursos relativamente à taxa de abandono escolar e verificaram-se melhores resultados académicos no curso ministrado na modalidade de ensino presencial. Outras instituições que estejam a equacionar a oferta de cursos a distância e os organismos governamentais do sector da educação podem beneficiar com o conhecimento dos resultados do presente estudo. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | por |
dc.subject | Ensino à distância | por |
dc.subject | Ensino Superior | por |
dc.subject | Instituições de Ensino Superior | por |
dc.title | Ensino à distância: Análise de uma experiência pioneira no ensino superior politécnico em Portugal | por |
dc.type | conferenceObject | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.relation.publisherversion | https://www.oei.es/historico/congreso2014/memoriactei/542.pdf | por |
degois.publication.location | Buenos Aires (Argentina) | por |
degois.publication.title | Congresso Ibero-Americano de Ciência Tecnologia Inovação e Educação, 12, 13 e 14 de Novembro de 2014 | por |
Appears in Collections: | D-ENG - Comunicações com peer review |
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Artigo_final_542.pdf | ENSINO A DISTÂNCIA: ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA PIONEIRA NO ENSINO SUPERIOR POLITÉCNICO EM PORTUGAL | 368.14 kB | Adobe PDF | View/Open |
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