Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/4721
wcag
Title: Análise das atmosferas e melhoria da acessibilidade dos espaços confinados: "Rede de drenagem de águas residuais na zona Este da cidade de Beja"
Authors: Conceição, António Manuel Pereira
Orientador: Isidoro, Rui Alberto da Silva Martins
Chaves, Humberto
Keywords: Espaços confinados
Águas residuais
Atmosferas
Rede de drenagem
Gases
Issue Date: 17-Dec-2015
Citation: Conceição, A. (2015). Análise das atmosferas e melhoria da acessibilidade dos espaços confinados “Rede de drenagem de águas residuais na zona Este da cidade de Beja”. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Tecnologia e Gestão.
Abstract: Esta dissertação é o resultado da observação efetuada à atmosfera interior das câmaras de visita na rede de drenagem de águas residuais, em toda a zona Este da cidade de Beja, mais concretamente, a análise dos gases existentes e produzidos naquelas águas, durante o período de verão. A recolha das leituras foi executada quando a rede, em seu estado normal de exploração, apresentava caudais mínimos, sendo estes caudais identificados como mínimos, através das leituras de registo retiradas dos Caudalímetros instalados nas zonas de medição e controlo da rede de distribuição de água, em dois períodos bem distintos. Durante todo o período de análise, verificou-se que os valores obtidos no período da manhã, dos gases existentes em cotas superiores, estes, apresentavam registos mais elevados em relação às leituras recolhidas em cotas inferiores, que poderão originar acidentes ou doenças profissionais a trabalhadores expostos aos mesmos. Pela relevância dos valores registados esta informação será partilhada com outras entidades locais que possam em qualquer altura e em situações de perigo grave e iminente aceder ao espaço, ou mesmo socorrer trabalhadores acidentados. Além da análise atrás identificada desenvolveu-se um equipamento auxiliar, o qual vai permitir a inclusão dos trabalhadores ao interior daqueles espaços confinados, tendo como finalidade última o de suprimir os riscos ergonómicos, os riscos de quedas em altura e os sobre-esforços, tanto para a descida como para a subida na inclusão dos mesmos, às câmaras de visita da rede urbana de águas residuais.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.12207/4721
Designation: Dissertação de mestrado em Segurança e higiene no trabalho. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Tecnologia e Gestão, 2015
Appears in Collections:D-ENG - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
wcag
File Description SizeFormat 
António Conceição.pdf38.77 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons