Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/4715
wcag
Title: Sistema de autenticação biométrica facial: Metodologia de análise de componentes principais modificada
Authors: Silvestre, Joel Alexandre Sequeira
Orientador: Caeiro, Jose Jasnau
Keywords: Autenticação biométrica
Seguranca em sistemas de informação
Issue Date: 7-Jun-2016
Citation: [IEEE style] J. Silvestre, “Sistema de autenticação biométrica facial: Metodologia de análise de componentes principais modificada”, Dissertação de mestrado, Escola Superior de Tecnologia e Gestão. Instituto Politécnico de Beja. Portugal, 2015.
Abstract: A segurança em sistemas de informação através de autenticação biométrica, baseada em características físicas intrínsecas ao ser humano, tem vindo, a ser apontada como a solucao futura para problemas de autenticacão. Ha poucos anos, a auten- ticacao biometrica era utilizada apenas em grandes sistemas de seguranca governamentais mas, hoje em dia, devido ao aperfeicoamento da tecnologia e a reducao de custos dos dispositivos, ate mesmo num smartphone se disponibiliza um sistema de autenticacão biometrico. Esta dissertaçao aborda a autenticaçao biometrica como forma de melhorar a seguranca em sistemas de informacao, em particular a autenticação atraves de reconhecimento facial. Foi desenvolvido um sistema de seguranca com base na autenticacão biometrica em ambiente web, utilizando o algoritmo Transform-Invariant PCA, que deriva do tradicional Principal Component Analysis (PCA), conjugado com um alinhamento nas faces proporcionado pelo Simultaneous Inverse Compositional (SIC). O sistema consiste numa plataforma web em que a parte de servidor e responsavel pelo processamento biometrico e a de cliente por recolher características e apresentar o resultado da autenticação. Neste trabalho, serâo apresentados e detalhados os metodos e mecanismos utilizados no sistema de autenticacao por reconhecimento facial implementado, examinando e discutindo os seus benefícios e limitacães. A presente dissertacao apresentara ainda uma explicacao do que e um sistema biometrico, a sua arquitetura, os seus tipos, o que deve respeitar, vantagens, desvantagens e fara compreender de que modo esta relacionado com a autenticacão e de que forma pode melhorar a seguranca em sistemas de informacçãao.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.12207/4715
Designation: Dissertação de mestrado em Eng.ª de Segurança informática. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Tecnologia e Gestão, 2015
Appears in Collections:D-ENG - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
wcag
File Description SizeFormat 
Joel Silvestre.pdf29.45 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons