Please use this identifier to cite or link to this item:
acessibilidade
http://hdl.handle.net/20.500.12207/4700
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Azevedo, Maria Manuela Duarte de Oliveira e | - |
dc.contributor.author | Moreira, Ana João Vasco | - |
dc.date.accessioned | 2018-09-27T13:28:09Z | - |
dc.date.available | 2018-09-27T13:28:09Z | - |
dc.date.issued | 2018-01-24 | - |
dc.identifier.citation | Moreira, A. (2017). Contributos da aplicação de situações reais na construção do conhecimento geométrico e de medida numa turma de pré-escolar e numa turma de 4º ano, 1º ciclo. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.12207/4700 | - |
dc.description.abstract | Este estudo insere-se nas Unidades Curriculares de Prática Profissional II e III e tem como objetivo investigar o contributo da exploração de situações da realidade na construção do conhecimento geométrico e de medida, num grupo do pré-escolar e numa turma do 4º ano de escolaridade. Mais especificamente, a presente investigação procura responder às seguintes questões: Como desenvolver conceitos geométricos e de medida, associando a matemática a situações do quotidiano? Qual é o contributo da exploração de situações da realidade, associadas à geometria e medida, na construção do conhecimento geométrico e de medida? De modo a dar resposta às questões formuladas, a metodologia aplicada segue uma abordagem qualitativa. Tratou-se, em simultâneo, de uma investigação sobre a própria prática, começando por decorrer em contexto de educação pré-escolar e, posteriormente, em contexto de 1º ciclo, desenvolvendo-se diferentes tarefas, em função de cada contexto, mas todas elas centradas na temática deste estudo. Quanto aos resultados, estes não podem ser generalizados, mas no que respeita a esta investigação apontam para o facto de ser relevante que o processo de ensino e aprendizagem da geometria e medida se dê em estreita relação com as vivências das crianças, suscitando mais curiosidade e interesse e contribuindo para a motivação das mesmas, facilitando a compreensão dos conceitos de geometria e medida. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | por |
dc.subject | Geometria | por |
dc.subject | Medida | por |
dc.subject | Situações da realidade | por |
dc.subject | Construção do conhecimento geométrico e de medida | por |
dc.title | Contributos da aplicação de situações reais na construção do conhecimento geométrico e de medida numa turma de pré-escolar e numa turma de 4º ano, 1º ciclo | por |
dc.type | masterThesis | por |
dc.pagination | 171 f. | por |
degois.identifier.tid | 201866170 | por |
thesis.degree.name | Dissertação de mestrado em Ensino na especialidade de educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do Ensino Básico. Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação, 2017 | por |
Appears in Collections: | ESE - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Ana João Moreira.pdf | 89.4 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License