Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/4700
Full metadata record
wcag
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAzevedo, Maria Manuela Duarte de Oliveira e-
dc.contributor.authorMoreira, Ana João Vasco-
dc.date.accessioned2018-09-27T13:28:09Z-
dc.date.available2018-09-27T13:28:09Z-
dc.date.issued2018-01-24-
dc.identifier.citationMoreira, A. (2017). Contributos da aplicação de situações reais na construção do conhecimento geométrico e de medida numa turma de pré-escolar e numa turma de 4º ano, 1º ciclo. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.12207/4700-
dc.description.abstractEste estudo insere-se nas Unidades Curriculares de Prática Profissional II e III e tem como objetivo investigar o contributo da exploração de situações da realidade na construção do conhecimento geométrico e de medida, num grupo do pré-escolar e numa turma do 4º ano de escolaridade. Mais especificamente, a presente investigação procura responder às seguintes questões: Como desenvolver conceitos geométricos e de medida, associando a matemática a situações do quotidiano? Qual é o contributo da exploração de situações da realidade, associadas à geometria e medida, na construção do conhecimento geométrico e de medida? De modo a dar resposta às questões formuladas, a metodologia aplicada segue uma abordagem qualitativa. Tratou-se, em simultâneo, de uma investigação sobre a própria prática, começando por decorrer em contexto de educação pré-escolar e, posteriormente, em contexto de 1º ciclo, desenvolvendo-se diferentes tarefas, em função de cada contexto, mas todas elas centradas na temática deste estudo. Quanto aos resultados, estes não podem ser generalizados, mas no que respeita a esta investigação apontam para o facto de ser relevante que o processo de ensino e aprendizagem da geometria e medida se dê em estreita relação com as vivências das crianças, suscitando mais curiosidade e interesse e contribuindo para a motivação das mesmas, facilitando a compreensão dos conceitos de geometria e medida.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/por
dc.subjectGeometriapor
dc.subjectMedidapor
dc.subjectSituações da realidadepor
dc.subjectConstrução do conhecimento geométrico e de medidapor
dc.titleContributos da aplicação de situações reais na construção do conhecimento geométrico e de medida numa turma de pré-escolar e numa turma de 4º ano, 1º ciclopor
dc.typemasterThesispor
dc.pagination171 f.por
degois.identifier.tid201866170por
thesis.degree.nameDissertação de mestrado em Ensino na especialidade de educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do Ensino Básico. Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação, 2017por
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
wcag
File Description SizeFormat 
Ana João Moreira.pdf89.4 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons