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http://hdl.handle.net/20.500.12207/4676
Title: | Promoção do comportamento adaptativo de jovem com trissomia XXI |
Authors: | Félix, Cláudia Maria Rocha |
Orientador: | Espírito Santo, Adelaide Pereira Jacinto do |
Keywords: | Comportamento adaptativo MAPS Trissomia XXI Inclusão Funcionalidade Capacitação Autonomia Educação especial |
Issue Date: | 20-Jul-2016 |
Citation: | Félix, C. (2016). Promoção do comportamento adaptativo de jovem com trissomia XXI. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação. |
Abstract: | Uma das maiores preocupações para Pais e Educadores que acompanham diariamente crianças, jovens e adultos com perturbações do desenvolvimento, é a aquisição de competências que promovam a sua autonomia. Enquanto estes comportamentos são adquiridos naturalmente pela generalidade das crianças e jovens, no caso das crianças com perturbações do desenvolvimento requerem uma intervenção especializada sistemática e eventualmente intensiva. O objeto deste estudo baseia-se no desenvolvimento de um projeto de Investigação-ação onde se pretende adequar o comportamento adaptativo de uma jovem pré-adolescente com Trissomia XXI, em contexto doméstico. Pretendeu-se reconhecer as necessidades sentidas pela família, mas essencialmente reconhecer os interesses, os sonhos, da própria jovem e assim criar o seu MAPS (Making Action Plans), e com base nele desenvolver um conjunto de ações que visam promover competências práticas, promotoras da sua autonomia com o envolvimento direto do núcleo familiar e dos amigos mais próximos. Pretendeu-se neste estudo verificar como a estrutura e o comportamento parental impulsionam ou condicionam o desenvolvimento de comportamentos adaptativos da sua educanda. Procurou-se, a partir do estudo de análise de necessidades, apontar linhas de orientação para o seu futuro, úteis não só em contexto doméstico, mas também possíveis de serem implementadas a nível académico, visando essencialmente o desenvolvimento da autonomia e inclusão social da jovem com Trissomia XXI. |
URI: | http://hdl.handle.net/20.500.12207/4676 |
Designation: | Dissertação de mestrado em Educação especial – especialização no domínio cognitivo e motor. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2016 |
Appears in Collections: | ESE - Dissertações de mestrado |
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