Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/4670
wcag
Title: O contributo do projeto heróis da água para o desenvolvimento local: Um estudo de caso
Authors: Barriga, José Miguel Esteves
Orientador: Saúde, Sandra
Fernandes, José Pedro
Keywords: Desenvolvimento local e comunitário
Responsabilidade social
Empreendedorismo social
Issue Date: 21-Jul-2016
Citation: Barriga, J. (2016). O contributo do projeto heróis da água para o desenvolvimento local: Um estudo de caso. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação.
Abstract: Atendendo à atual conjuntura socioeconómica as empresas e as entidades públicas, que ambicionam ser bem-sucedidas e reconhecidas pela excelência dos seus serviços, têm sentido a necessidade de se adaptarem e de reinventarem as suas estratégias de atuação. A busca constantemente da superação e da diferenciação entre si, num contexto cada vez mais competitivo, faz com qua as demais entidades definam novos compromissos e desenvolvam ações de boas práticas empresariais, sociais e ambientais. As diferentes problemáticas mundiais têm assim ganho especial atenção e enfoque por parte das diferentes entidades em busca de soluções para as mesmas, onde a temática do uso eficiente da água não é exceção. Neste sentido, têm sido desenvolvidas estratégias e planos de atuação ao nível da sustentabilidade, que visam a promoção da gestão eficiente e proteção dos recursos hídricos. Assim, o presente estudo, tem como principal objetivo, verificar em que medida pode um projeto de natureza ambiental/social contribuir para o desenvolvimento local. Sendo o caso de estudo o projeto de sensibilização ambiental "Heróis da Água”, promovido pela Empresa Municipal de Água e Saneamento de Beja, a investigação centrou-se na área de atuação e nos participantes do mesmo, ou seja, a comunidade escolar do concelho de Beja, bem como outras entidades de referência no que consta ao trabalho desenvolvido no âmbito da responsabilidade corporativa. A metodologia utilizada foi o Estudo de Caso e as técnicas de recolhas de dados foram, a Pesquisa Documental, a Observação, as Entrevistas e os Inquéritos por questionário, os dados obtidos foram analisados acordo com uma abordagem mista, quantitativa e qualitativa. Os resultados obtidos permitem constatar que o projeto tem um impacto muito positivo para o desenvolvimento local, pois entre outros, promove a mudança de hábitos e comportamentos relacionados com o uso eficiente da água e proteção do meio ambiente, promove a envolvência e coesão da comunidade e impulsiona a economia local através das suas dinamizações.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.12207/4670
Designation: Dissertação de mestrado em Desenvolvimento comunitário e empreendedorismo. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2016
Appears in Collections:D-ECSC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
wcag
File Description SizeFormat 
José Miguel Barriga.pdf11.65 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons