Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/4669
Full metadata record
wcag
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorEspirito Santo, Adelaide Pereira Jacinto do-
dc.contributor.authorRosa, Bruna Marisa Francisco Rodrigues-
dc.date.accessioned2018-09-27T10:56:34Z-
dc.date.available2018-09-27T10:56:34Z-
dc.date.issued2017-07-13-
dc.identifier.citationRosa, B. (2017). De mãos abertas: Reflexos da língua gestual na vida de uma jovem com trissomia 21. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.12207/4669-
dc.description.abstractA presente dissertação, intitulada como “De mãos abertas: reflexos da língua gestual na vida de uma jovem com Trissomia 21”, surgiu da necessidade de aprofundar o conhecimento acerca do impacto da aquisição da Língua Gestual Portuguesa como comunicação aumentativa e alternativa no desenvolvimento de uma criança com Trissomia 21. Neste estudo adotou-se uma metodologia de estudo de caso, centrado numa criança com T21, de forma a compreender o quanto a língua gestual favoreceu não só a comunicação da aluna como, consequentemente, a sua autonomia pessoal e social. Os sujeitos participantes nesta investigação, para além da aluna em estudo, foram as pessoas que contactaram/contactam com a aluna nas várias esferas diárias. Deste modo, os participantes foram as tutoras da aluna/assistentes sociais da instituição onde a aluna reside e uma monitora da mesma instituição, os pares da Sofia que partilham a mesma instituição e, por último, docentes e técnicas especializadas que têm vindo a cooperar no processo escolar da aluna. Esta investigação processou-se via uma recolha de informação realizada através da análise documental e de entrevistas semiestruturadas, sendo todos os dados posteriormente tratados através da técnica de análise de conteúdo para assim conhecer em detalhe a aluna, antes e após a introdução da Língua Gestual Portuguesa no seu percurso. Os resultados obtidos neste estudo revelaram que a inclusão desta língua no processo curricular da aluna levou a que esta progredisse nas mais variadas áreas, sendo reconhecida por todos os participantes a sua evolução e a sua auto valorização como pessoa dinâmica e interativa. No entanto, verifica-se que nem todos os intervenientes adotam este meio de comunicação com a aluna, continuando insistentemente a recorrer a outros métodos comunicativos que não o da predileção da criança em estudo.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/por
dc.subjectTrissomia 21por
dc.subjectComunicaçãopor
dc.subjectLíngua gestual portuguesapor
dc.subjectQualidade de vidapor
dc.titleDe mãos abertas: Reflexos da língua gestual na vida de uma jovem com trissomia 21por
dc.typemasterThesispor
dc.pagination196 f.por
degois.identifier.tid201728966por
thesis.degree.nameDissertação de mestrado em Educação especial – especialização no domínio cognitivo e motor. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2017por
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
wcag
File Description SizeFormat 
Bruna Rosa.pdf17.18 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons