Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/4628
Full metadata record
wcag
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAntunes, José António Morais-
dc.contributor.advisorSilveira, Margarida Rebelo dos Santos-
dc.contributor.authorGrilo, Cátia Isabel Roque-
dc.date.accessioned2018-06-15T14:11:10Z-
dc.date.available2018-06-15T14:11:10Z-
dc.date.issued2015-07-27-
dc.identifier.citationGrilo, C. (2015). A atitude científica face às ciências experimentais no 1º ciclo do Ensino Básico. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.12207/4628-
dc.description.abstractÉ importante motivar as crianças precocemente para as ciências, não só porque estas têm vindo a assumir uma presença crescente e um maior realce no seu quotidiano mas também, porque essa motivação contribui para o aprofundar da sua capacidade de reflexão e estimula o desenvolvimento do espírito crítico (competências que, no contexto da atual sociedade, são consideradas como instrumentos valiosos de aplicação transversal). Por outro lado, a aprendizagem aliada ao lúdico permite que os alunos atinjam um nível de motivação mais elevado e contribui para uma maior retenção de informação com potencial para consolidar-se em verdadeiro conhecimento. Esta investigação teve como objetivo primordial identificar e utilizar estratégias de ensino para desenvolver a atitude científica das crianças com a prática de actividades experimentais nas ciências. Mais concretamente, pretendeu-se identificar estratégias de ensino adequadas para aplicar a alunos de uma turma do 3º ano do 1° Ciclo do Ensino Básico, com vista a promover o desenvolvimento da sua atitude científica. A investigação decorreu no ano letivo 2014/2015, tendo sido usada uma amostra de seis alunos da turma referida, com a qual a autora trabalhou durante o período da sua prática profissional. Foi utilizada a metodologia de investigação-ação, sobre e para a prática, de caráter qualitativo, partindo das seguintes questões: Qual(is) a(s) metodologia(s) de ensino utilizada(s) pela professora titular na realização de atividades experimentais nas ciências? Qual a atitude científica dos alunos perante as atividades experimentais nas ciências? Como melhorar a atitude científica dos alunos recorrendo à prática de atividades experimentais nas ciências? Após a identificação inicial de dificuldades nos participantes, foi elaborado e executado um Plano de Ação que visou a melhoria da atitude científica dos alunos; no final do mesmo, procedeu-se à avaliação de resultados e do próprio Plano de Ação. A dificuldade mais relevante inicialmente detetada nos participantes consistia na interpretação dos protocolos das atividades experimentais; após a implementação da do Plano de Ação, verificou-se que essa dificuldade tinha sido total ou parcialmente eliminada nos alunos da amostra em estudo. A análise dos resultados relativos à atitude científica revelou a ocorrência de evolução positiva desta atitude nos participantes, demonstrando o impacto da realização de atividades experimentais no desenvolvimento da atitude científica dos alunos. Uma vez que o estudo foi realizado numa turma específica, com uma amostra de seis alunos, os resultados obtidos não podem ser generalizados.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/por
dc.subjectEnsino das ciênciaspor
dc.subjectAtitude científicapor
dc.subjectAtividades experimentaispor
dc.subjectEducação em ciênciaspor
dc.subjectFasespor
dc.titleA atitude científica face às ciências experimentais no 1º ciclo do Ensino Básicopor
dc.typemasterThesispor
dc.identifier.tid201855585por
thesis.degree.nameDissertação de mestrado em Ensino na especialidade de educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do Ensino Básico. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2015por
Appears in Collections:D-ECSC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
wcag
File Description SizeFormat 
Cátia Grilo.pdf4.95 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons