Please use this identifier to cite or link to this item:
acessibilidade
http://hdl.handle.net/20.500.12207/4627
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Leal, João Alberto Mendes | - |
dc.contributor.author | Palma, Maria da Nazaré da Conceição | - |
dc.date.accessioned | 2018-06-15T14:10:48Z | - |
dc.date.available | 2018-06-15T14:10:48Z | - |
dc.date.issued | 2015-10-05 | - |
dc.identifier.citation | Palma, M. (2015). O desenvolvimento motor nas habilidades locomotoras. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de educação. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.12207/4627 | - |
dc.description.abstract | O desenvolvimento motor é a contínua alteração no comportamento motor ao longo do ciclo da vida, proporcionada pela interação entre as necessidades da tarefa, a biologia do individuo e as condições do ambiente. É essencial a prática da atividade física ao longo de toda a vida, sobretudo na infância, pois as atividades exercidas pelas crianças nos primeiros anos de vida, tem profunda influência sobre o seu crescimento e desenvolvimento. O movimento é um dos pilares em que assenta o crescimento, o desenvolvimento e a formação da personalidade da criança. O homem não existe, não vive, não se educa, não se realiza, separadamente do seu corpo. É na relação com o meio, é na educação, que se faz a história pessoal de cada um e se aprende a maneira de estar no mundo. Posto isto é fundamental a prática de atividade física (motora) na escola, pois é nela que a criança passa grande parte da sua infância, o que pressupõe estimular actividades dentro da área das habilidades motoras de locomoção. Este estudo abrangeu uma amostra de 14 alunos, sendo que 7 eram do género masculino e 7 do género feminino. O presente estudo teve como meta apresentar o desenvolvimento motor da amostra, assim como verificar se existem diferenças significativas entre dois momentos de avaliação, um inicial e outro final após a realização de exercícios dentro do âmbito das habilidades motoras de locomoção. Para avaliar a amostra, foi utilizada a bateria do TGMD (Test of Gross Motor Development). Foram avaliadas 6 habilidades motoras de locomoção, (correr, galopar, pé-coxinho, saltar por cima, salto horizontal, deslocamento horizontal). | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | por |
dc.subject | Criança | por |
dc.subject | Género | por |
dc.subject | Idade | por |
dc.subject | Desenvolvimento motor | por |
dc.subject | Habilidades locomotoras | por |
dc.subject | Desenvolvimento motor na infância | por |
dc.subject | Escola | por |
dc.title | O desenvolvimento motor nas habilidades locomotoras | por |
dc.type | masterThesis | por |
degois.identifier.tid | 201870681 | por |
thesis.degree.name | Dissertação de mestrado em Ensino na especialidade de educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do Ensino Básico. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2015 | por |
Appears in Collections: | ESE - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Maria da Nazaré Palma.pdf | 850.6 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License