Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/4623
wcag
Title: A aprendizagem dos números racionais no ensino básico: Um estudo no 3º ano do 1º ciclo
Authors: Chainho, Ana Paula Parreira
Orientador: Azevedo, Maria Manuela Duarte de Oliveira e
Keywords: Conceito de número racional
1º ciclo do ensino básico
Matemática
Comparação e equivalência de frações
Estratégias de aprendizagem
Issue Date: 23-Oct-2015
Citation: Chainho, A. (2015). A aprendizagem dos números racionais no ensino básico: Um estudo no 3º ano do 1º ciclo. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação.
Abstract: O presente trabalho teve como principal objetivo, identificar quais foram as dificuldades dos alunos na aquisição de número racional no 1º ciclo do ensino básico, nomeadamente no que diz respeito ao seu desenvolvimento na forma de fração, à comparação e equivalência de frações e identificar metodologias que desenvolvessem a capacidade de resolução de problemas com números racionais. Para isso trabalhou-se simultaneamente com as várias representações dos números racionais nos diferentes significados, em diferentes contextos e tipos de grandeza, em tarefas de natureza diversa utilizando uma metodologia exploratória com especial atenção à natureza das tarefas e à sua comunicação matemática, querendo assim dar resposta à questão “Quais as representações que os alunos privilegiam na resolução de tarefas com números racionais?”. A metodologia utilizada neste estudo foi a de um estudo de caso, no entanto tratou-se de uma investigação-ação, sobre e para a prática, de natureza qualitativa, na qual foram identificadas as dificuldades dos participantes, elaborou-se uma proposta de plano de ação para colmatar as mesmas e fez-se uma nova análise do nível de conhecimentos dos alunos de forma a verificar se esse plano estava adequado, identificando-se assim as melhorias dos mesmos e lacunas ainda presentes. No entanto, uma vez que este estudo se realizou apenas numa turma específica, os resultados não podem ser generalizados. Os participantes desta investigação foram dezassete alunos de uma turma de 3º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico. A investigação decorreu no ano letivo 2014/2015, na referida turma, onde decorreu a prática de ensino da autora deste estudo.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.12207/4623
Designation: Dissertação de mestrado em Ensino na especialidade de educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do Ensino Básico. Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação, 2015
Appears in Collections:D-ECSC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
wcag
File Description SizeFormat 
Ana Paula Chainho.pdf2.01 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons