Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/4613
wcag
Title: Lembrando a idade com sucesso: Memória retrospectiva e prospectiva em idosos saudáveis
Authors: Pato, Patrícia Isabel Serrado
Orientador: Faria, Maria Cristina de Campos Sousa
Almondes, Katie
Calvo, Bernardino Fernández
Keywords: Idosos saudáveis
Envelhecimento bem-sucedido
Prospectiva
Memória retrospectiva
Issue Date: 16-Jul-2015
Citation: Pato, P. (2015). Lembrando a idade com sucesso: Memória retrospectiva e prospectiva em idosos saudáveis. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação.
Abstract: Envelhecer está normalmente associado ao declínio dos processos cognitivos, sendo comum nesta fase o aparecimento de queixas relacionadas com perdas de memória. O envelhecimento acarreta uma série de mudanças biopsicossociais, dentre as mais significativas são alterações cognitivas. Algumas seguem intactas e outras sofrem um declínio importante. Do ponto de vista metodológico, esta investigação teve como objectivo analisar a relação entre o envelhecimento bem-sucedido e as queixas de memória prospectiva e memória retrospectiva. Os sujeitos participantes deste estudo foram os idosos que se encontram a frequentar um projecto desenvolvido pela Câmara Municipal de Moura intitulado “Actividade Física Sénior”. Após o preenchimento do termo livre de consentimento por parte dos participantes idosos, procedeu-se à aplicação do Mini Exame do Estado Mental (Folstein et. al. 1975) onde se avaliou as capacidades cognitivas do idoso e a escala de ansiedade e depressão hospitalar (Ribeiro et al. 2007). De seguida aplicamos o Questionário de memória prospectiva e retrospectiva (Benites, 2007), onde se pretende obter informação acerca do perfil dos participantes e as falhas quotidianas de memória, seguido da Escala de envelhecimento bem-sucedido (Reker, 2009) que mede a percepção do mesmo e por fim o questionário socio demográfico. Após os resultados podemos observar que: em média, a perda de memória é reduzida, a maioria dos idosos apresenta queixas de memória, apresentam valores elevados de envelhecimento bem-sucedido embora seja um envelhecimento bem-sucedido baixo e a escala de envelhecimento bem-sucedido apresenta valor superior para os que apresentam ausência de queixas de memória. Face os resultados obtidos foi delineada uma proposta de projecto de intervenção no sentido de diminuir as queixar de memória dos idosos e potenciar o envelhecimento bemsucedido.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.12207/4613
Designation: Dissertação de mestrado em Psicogerontologia comunitária. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2015
Appears in Collections:D-ECSC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
wcag
File Description SizeFormat 
Patrícia Pato.pdf2.02 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons