Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/4547
wcag
Title: Utilização de modelos agrometeorológicos na previsão de ocorrência de Plasmopara vitícola (Berk. e Curtis), aplicado às castas Antão Vaz e Alfrocheiro da região da Vidigueira
Authors: Santos, Filipe Alexandre Soveral dos
Orientador: Ramôa, Sofia Teresa Assunção
Keywords: Míldio
Plasmopara viticola
Vitis vinifera L.
Modelo de previsão
Antão Vaz
Alfrocheiro
Issue Date: 13-Jun-2016
Citation: Santos, F. (2016). Utilização de modelos agrometeorológicos na previsão de ocorrência de Plasmopara vitícola (Berk. e Curtis), aplicado às castas Antão Vaz e Alfrocheiro da região da Vidigueira. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior Agrária.
Abstract: Com este trabalho pretendia-se saber se os alertas do modelo de previsão de ocorrência de míldio da videira (Plasmopara viticola) da PESSL, correspondiam ao observado em campo e se a distância entre a cultura e a estação meteorológica influenciava os resultados. Para tal procedeu-se ao acompanhamento de duas castas, Alfrocheiro e Antão Vaz, ao controlo de qualidade de dados meteorológicos, para além da monitorização da traça da uva e deteção de cochonilha em mais três castas. Apesar da distância da estação (de aproximadamente 20Km) à cultura, os alertas de previsão revelaram-se adequados contudo a utilização de dados de uma estação mais próxima revelou que os fatores meteorológicos podem ter um papel crítico na previsão de eventos, uma vez que entre estações, (~22 Km de distância) os parâmetros apresentaram consideráveis diferenças, observando-se uma maior correlação na temperatura (r2 =0.96), radiação (r2=0.86), velocidade do vento (r2=0.64). Foram detetados dois picos de voo de Lobesia botrana. Foram também detetadas cochonilhas através da presença de meladas e atividade de formigas. O estudo permitiu evidenciar a importância do acompanhamento técnico das culturas e do uso de ferramentas de apoio à decisão, que permitam estabelecer um plano adequado de tratamentos fitossanitários de forma eficiente e responsável.
Description: Dissertação de mestrado em Agronomia. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior Agrária, 2016
URI: http://hdl.handle.net/20.500.12207/4547
metadata.dc.identifier.doi: 201636042
201636042
Appears in Collections:D-BIO - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
wcag
File Description SizeFormat 
Filipe Santos.pdf13.58 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons