Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/4541
wcag
Title: Política Agrícola Comum 2014-2020: Estudo comparativo sobre impacto da reforma da PAC numa exploração pecuária em regime extensivo
Authors: Navarro, João André da Silva
Orientador: Patanita, Manuel Joaquim Marques
Keywords: Agricultura
Politica Agrícola Comum (PAC)
Reforma
Pecuária
Regime extensivo
Viabilidade económica
Issue Date: 17-Dec-2015
Citation: Navarro, J. (2015). Política Agrícola Comum 2014-2020:Estudo comparativo sobre impacto da reforma da PAC numa exploração pecuária em regime extensivo. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior Agrária.
Abstract: Desde a entrada de Portugal na União Europeia que a agricultura portuguesa está condicionada à Politica Agrícola Comum (PAC) e sujeita às reformas e ajustamentos que esta tem vindo a sofrer ao longo dos anos. A nova PAC, que entrou em vigor em 2015, não fugirá à regra, e trás mudanças importantes para a agricultura nacional. Antever tais mudanças e apresentar algumas soluções de adaptação, nomeadamente no que diz respeito ao regime extensivo nacional, é o objetivo geral do trabalho que aqui se apresenta. Para tal, direcionou-se o estudo inicial da PAC para aquele tipo de maneio, analisando- se as diretrizes da nova PAC e enquadrando-se esta análise numa exploração agrícola que utiliza o regime extensivo. Este enquadramento permitiu encontrar soluções de viabilidade para essa exploração, que com maior ou menor dificuldade se podem adaptar a outras explorações similares que utilizem igualmente o maneio extensivo. As conclusões a que esta abordagem possibilitou chegar parecem não deixar dúvidas em relação à viabilidade económica da exploração no enquadramento da nova PAC, deixando antever boas perspetivas para o futuro do regime extensivo nacional.
Description: Dissertação de mestrado em Agronomia. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior Agrária, 2015
URI: http://hdl.handle.net/20.500.12207/4541
metadata.dc.identifier.doi: 201036266
201036266
Appears in Collections:D-BIO - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
wcag
File Description SizeFormat 
João Navarro.pdf14.25 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons