Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/170
Full metadata record
wcag
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorPinho, Ângela Susana Duarte-
dc.date.accessioned2013-04-19T18:04:07Z-
dc.date.available2013-04-19T18:04:07Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationPinho, A. S. D. (2012). Perceção dos professores do 1º Ciclo Ensino Básico sobre o envolvimento parental de alunos com necessidades educativas especiais do domínio cognitivo e motor. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação.por
dc.identifier.urihttp://comum.rcaap.pt/handle/123456789/3986-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.12207/170-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Educação e Cuidados na Primeira Infância, orientada por Maria Cristina Campos de Sousa Faria, Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação.por
dc.description.abstracttemática do envolvimento parental de alunos com NEE no processo educativo tem, nos últimos anos, sido alvo de diversos estudos e tem vindo a sofrer alterações significativas. Inicialmente os pais começaram por ser apontados pelos professores/escola como a causa do problema dos seus filhos, atualmente são considerados como parte integrante do processo de desenvolvimento educativo, sendo-lhe reivindicado que assumam um papel interventivo e ativo. O presente Estudo equaciona as relações entre a escola e as famílias de alunos com NEE de caráter permanente do domínio cognitivo e motor, na perspetiva dos professores do 1º CEB. Constitui objetivo deste estudo a análise do envolvimento parental destas famílias, nomeadamente, no que respeita ao tipo de participação, ao contributo do envolvimento parental enquanto fator de sucesso e de inclusão escolar, ao papel dos professores neste envolvimento e às ações desenvolvidas. Em sequência dos resultados obtidos foi traçado um plano de intervenção, com um conjunto de estratégias de envolvimento dos pais de alunos com NEE nas escolas. Este poderá contribuir para a estimulação da participação dos pais no processo ensino/aprendizagem, promovendo um ensino mais eficaz destes alunos.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectProfessorespor
dc.subjectFamíliapor
dc.subjectEnvolvimento parentalpor
dc.subjectNecessidades educativas especiaispor
dc.titlePerceção dos professores do 1º Ciclo Ensino Básico sobre o envolvimento parental de alunos com necessidades educativas especiais do domínio cognitivo e motorpor
dc.typemasterThesispor
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
wcag
File Description SizeFormat 
Ângela Susana Duarte Pinho - 2012.pdf9.06 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.