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http://hdl.handle.net/20.500.12207/168
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wcag
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dc.contributor.advisorEspírito Santo, Adelaidepor
dc.contributor.authorFormigo, Isabel Hortapor
dc.date.accessioned2013-04-19T17:42:48Z-
dc.date.available2013-04-19T17:42:48Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationFormigo, I. H. (2012). Interacção criança – criança: a inclusão de crianças com multideficiência. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação.por
dc.identifier.urihttp://comum.rcaap.pt/handle/123456789/3983-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.12207/168-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Educação especial - Especialização no domínio cognitivo e motor, orientada por Maria Teresa Santos, Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação.por
dc.description.abstractNum mundo em que a ciência evolui diariamente, onde se multiplica a informação, nesta sociedade em constante mudança, deve ser preocupação de todos nós fazer da escola um espaço atraente para Todos, com dinâmica e vida própria. É de extrema importância que a Escola prepare os jovens para desempenhar um papel ativo na sociedade, respeitando as diferenças e promovendo o seu desenvolvimento integral. Para isso, a instituição escolar terá que ser, não apenas um local que proporcione todas as condições para se “trabalhar”, mas também que ofereça um ambiente saudável, onde se viva, se aprenda a viver e se aprenda a ser. Por este motivo, este trabalho tem como principal objectivo conhecer o modo como a criança diferente é recebida pelos seus pares numa escola que se quer inclusiva. Por se tratar de um estudo limitado a um Agrupamento de Escolas – estudo de caso, a metodologia utilizada no presente trabalho consiste numa abordagem qualitativa – descritiva. Os instrumentos utilizados para a recolha de dados foram questionários com uma escala de sentimentos/expressões faciais (esta última destinada aos alunos do 1º ciclo) para os alunos das turmas onde estão inseridas as crianças com multideficiência e entrevistas aos professores do ensino regular. A amostra, contou com 58 alunos (de 1º e 3º ciclos) e 4 professores. A análise dos dados recolhidos permitiu verificar que os alunos com multideficiência são bem aceites pelos seus pares e parecem estar verdadeiramente incluídos. É neste sentido que a inclusão se torna essencial para o desenvolvimento global e harmonioso dos alunos, desenvolvendo competências, conhecimentos, valores e atitudes. Após a análise das entrevistas aos professores deparámo-nos com o facto destes sentirem um pouco de insatisfação em relação ao seu trabalho. Os factores que originam esse sentimento prendem-se com a falta de experiência e de formação. Pelo que existiu a necessidade de elaborar um plano de acção que irá de encontro a estas mesmas carências.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectEducação Especialpor
dc.subjectMultideficiênciapor
dc.subjectInteracçãopor
dc.subjectCriançaspor
dc.titleInteracção criança – criança: a inclusão de crianças com multideficiênciapor
dc.typemasterThesispor
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

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Isabel Horta Formigo - Interacção Criança - 2012.pdf1.68 MBAdobe PDFView/Open


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