TY: THES T1 - Dificuldades na leitura: o caso de um aluno do 2º ano do 1º ciclo do ensino básico A1 - Veloso, Débora Alexandra da Costa N2 - Este estudo tem como objetivo compreender as dificuldades subjacentes à atividade leitora no caso de uma criança do 1º ciclo do Ensino Básico. Trata-se de uma investigação que adotou o modelo de estudo-caso, adequada para procurar compreender, explorar ou descrever acontecimentos e contextos complexos, nos quais estão simultaneamente envolvidos diversos fatores. Este estudo, como foi referido, pretende compreender as dificuldades leitoras de um aluno do 2.º ano do 1º ciclo do Ensino Básico, onde participarão, para além da própria investigadora e do professor titular da turma, o aluno, a professora de apoio e a terapeuta da fala. Foram feitos alguns registos (escritos e de observação) que permitiram detetar as lacunas existentes, possibilitando que seja feita a análise das competências linguísticas necessárias à aprendizagem da leitura. Posteriormente, e com base em todos os dados recolhidos e analisados, foi construído um plano de ação, de forma a ir ao encontro das necessidades do aluno. UR - https://repositorio.ipbeja.pt/handle/20.500.12207/4355 Y1 - 2014 PB - Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação