TY: THES T1 - Estratégias a desenvolver a concentração, com recurso à expressão dramática / teatro, para melhorar os níveis de compreensão desde a Educação Pré-Escolar ao 1º Ciclo do Ensino Básico A1 - Vicente, Ana Isabel da Silva N2 - Este estudo foi elaborado no âmbito nas Unidades Curriculares de Prática Profissional II e III, nos contextos de Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Integra uma argumentação teórica e uma análise reflexiva acerca da área temática investigada, ?Estratégias a Desenvolver a Concentração, com Recurso à Expressão Dramática, para Melhorar os Níveis de Compreensão desde a Educação Pré-Escolar ao 1º Ciclo do Ensino Básico?. No Ensino de Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico é fundamental uma análise reflexiva na atuação do professor/educador, nomeadamente na elaboração de atividades de ensino. Esta deve valorizar a área da Expressão Dramática e o seu contributo, de forma que estas atividades/jogos, tendo em conta o interesse e necessidades do grupo de crianças/alunos, estimulem o desenvolvimento da concentração e a evolução na aprendizagem. O presente estudo nasce com o propósito de compreender e analisar a valorização da Expressão Dramática na prática, assim como a importância curricular atribuída a este domínio e de que forma os jogos dramáticos surgem e são trabalhados, tendo em conta os interesses e necessidades do grupo de crianças/alunos. A metodologia utilizada advém de uma abordagem e intervenção qualitativa, por se tratar de uma metodologia baseada na modalidade investigação sobre a ação e para a ação, visto que se trata de uma investigação em educação que procura dar resposta e refletir sobre a própria prática pedagógica. Delineou-se um plano de intervenção, através de um conjunto de intenções e ações a desenvolver, no sentido de tentar colmatar as fragilidades identificadas na problemática, recorrendo a técnicas de recolha e registo de dados, entrevista à educadora e à professora titular da turma, diário semanal e grelha de observação. Desta forma, as atividades que integraram o plano de ação, foram sendo sempre refletidas, adaptadas e avaliadas para compreender o seu impacto, com o propósito de melhorar sempre o plano de ação. Os objetivos desta investigação permitem-nos refletir acerca da importância da concentração através de atividades de Expressão Dramática/Teatro, assim como o seu impacto no grupo de crianças/alunos, trabalhando a arte de forma dinâmica e envolvente, valorizando os interesses das crianças/alunos, proporcionando-lhes um papel ativo, desempenhando um papel determinante na elaboração deste estudo. Este pretende, deste modo, melhorar o plano de ação, integrando atividades que foram adaptadas e refletivas para proporcionar as crianças/alunos atividades que promovam aprendizagens para um melhor desenvolvimento da concentração, recorrendo a jogos da expressão dramática, considerando o interesse das crianças, proporcionando um papel ativo e autónomo. UR - https://repositorio.ipbeja.pt/handle/20.500.12207/5851 Y1 - 2022 PB - No publisher defined