TY: THES T1 - Percurso escolar e projetos de vida de alunos em situação de pobreza A1 - Lebre, Daniela Sofia Tabaquinho N2 - A presente Dissertação pretende dar a conhecer a investigação, no âmbito do mestrado em Serviço Social ? Riscos Sociais e Desenvolvimento Local, em torno dos percursos escolares e projetos de vida futuros de alunos em situação de pobreza de uma Escola Básica no Alentejo (EB). O estudo apresentado desenvolve-se no Agrupamento de Escolas n.º 1 de Beja que é um Agrupamento TEIP (Território Educativo de Intervenção Prioritária), particularizando a turma do 6º PCA, turma na qual incide especialmente a investigação. O Agrupamento n.º 1 de Beja é caracterizado por ter um elevado número de alunos oriundos de zonas desfavorecidas da cidade, com dificuldades socioeconómicas e que têm um percurso escolar pautado por uma fraca assiduidade e consequentemente um fraco aproveitamento escolar, por interrupções precoces do seu percurso escolar e ainda por comportamentos diruptivos. Ao longo da investigação aprofundam-se conceitos teóricos tais como: A Instituição Escola e a Evolução do Ensino Público em Portugal, Percurso Escolar, Sucesso Escolar, Alunos, Perspetivas de Vida Futura, A Construção de um Projeto de Vida e a sua importância e Percursos Curriculares Alternativos (PCA`S). É efetuada ainda uma abordagem a fundo do Papel do Assistente Social nas Escolas e da Pobreza. Para este estudo foi considerada uma amostra por conveniência correspondente aos alunos que constituem o 6º ano PCA da EB de Santa Maria. Dos participantes, com uma faixa etária compreendida entre os 13 e 17 anos, verificou-se que a sua maioria é do sexo masculino e que registram entre uma a três reprovações no seu percurso escolar. Como instrumentos de recolha de informação foi aplicado o inquérito por questionário aos alunos, tendo sido aplicadas entrevistas a elementos fulcrais da EB. Pretendeu-se nesta investigação caracterizar o percurso escolar e os projetos de vida dos alunos em situação de pobreza na EB de Santa Maria tentando-se identificar estratégias que possam contribuir para minimizar as dificuldades dos alunos. De acordo com os principais resultados obtidos concluímos que na maioria dos alunos da turma verifica-se a inexistência de um projeto de vida e da planificação de um percurso coerente e delineado para a obtenção de um futuro. UR - https://repositorio.ipbeja.pt/handle/20.500.12207/5809 Y1 - 2022 PB - No publisher defined