TY: THES T1 - Perceber para intervir: a atitude dos professores do pré-escolar e primeiro ciclo do agrupamento nº 3 de Beja, face à inclusão de crianças com multideficiência nas classes regulares A1 - Pelica, Marília N2 - "Este projeto de investigação partiu do facto da investigadora, como coordenadora de uma Unidade de Apoio Especializado à Multideficiência que, até ao momento, atende alunos do Pré-escolar e do Primeiro Ciclo do Ensino Básico verificar que, para a maioria dos professores do ensino regular, estes alunos não são vistos como sendo seus, mas sim da Unidade. A partir desta constatação pretendeu-se levar as educadoras do Pré-escolar e as professoras do Primeiro Ciclo do Agrupamento a refletir sobre quais os constrangimentos e necessidades sentidas na promoção de práticas inclusivas, no sentido de modificar/melhorar as suas atitudes, face à inclusão de crianças com Multideficiência na sua sala de aula. O projeto de investigação-ação assentou em três ciclos de investigação ? Planeamento/avaliação; reflexão/intervenção e avaliação ? com recurso, em todos eles, à técnica da entrevista reflexiva e subsequente análise de conteúdo, a todas as professoras (do ensino regular e do ensino especial) que intervêm com os alunos com multideficiência. Considerámos imperioso ir para além da avaliação pelo que se procurou refletir com as colegas sobre as suas preocupações, dúvidas e necessidades e cooperar na procura de estratégias para uma inclusão de qualidade, dos alunos com multideficiência Consideramos que o aspeto mais relevante deste trabalho assentou no facto de não se ficar só pela investigação mas sim apostarmos na intervenção com o intuito de gerarmos um ambiente mais rico e confiante nos educadores e professores do ensino regular que consequentemente levará à criação de atitudes mais positivas, por parte dos mesmos." UR - https://repositorio.ipbeja.pt/handle/20.500.12207/209 Y1 - 2012 PB - No publisher defined