TY: THES T1 - Estudo sobre cultura de segurança em crianças do ensino básico 1º e 2º ciclo A1 - Franganito, Ana Lúcia N2 - Enquadramento: a cultura de segurança é o produto dos valores, crenças, normas, atitudes, práticas sociais e técnicas, partilhados pela organização com o objetivo de minimizar a exposição dos indivíduos a condições consideradas perigosas ou potencialmente causadoras de lesões. Objetivos: Estudar os temas que são lecionados atualmente nas escolas portuguesas, nomeadamente 1º e 2º ciclos do ensino básico; verificar se estes temas são suficientes para os alunos crescerem com cultura de segurança; perceber o conhecimento que os encarregados de educação têm sobre os seus educandos no que diz respeito à cultura de segurança e prevenção de acidentes. Métodos: investigação quantitativa e de análise descritiva que teve por base a análise em SPSS (estudar os temas que são lecionados atualmente nas escolas portuguesas, nomeadamente 1º e 2º ciclos do ensino básico; realizado com recurso à aplicação de um inquérito por questionário, com 41 participantes). Resultados: No total dos 41 inquiridos, pelas respostas às questões colocadas no inquérito, foi demonstrado que os encarregados de educação têm a convicção de que os seus educandos têm algumas perceções sobre como atuar com algumas regras de segurança por iniciativa própria, os mesmos demonstram terem assimilado alguns conteúdos lecionados nas escolas, tal como é demonstrado nos gráficos e tabelas na discussão de resultados. Conclusões: A escola é o ambiente ideal para a criação de uma ?cultura de segurança? e precisa ser vista como um espaço público que deve ser mais aproveitado. A construção de uma ?Escola Segura? é uma tarefa complexa. Uma escola onde a preocupação em se prevenir acidentes e violência seja uma constante, que estimule hábitos de vida saudável, que garanta boa educação, que estimule todos os alunos sem preconceito, que perceba as suas dificuldades e os prepare para a vida é, sem dúvida, um ideal que devemos perseguir UR - https://repositorio.ipbeja.pt/handle/20.500.12207/5358 Y1 - 2020 PB - No publisher defined